Connect with us

Digite aqui o que você está procurando!

MPB & SAMBA

70 anos de Guilherme Arantes: confira as 10 músicas mais tocadas do artista

70 anos de Guilherme Arantes: confira as 10 músicas mais tocadas do artista
Foto: Divulgação

O cantor, compositor e pianista Guilherme Arantes é um dos grandes representes da Música Popular Brasileira cuja carreira conta com clássicos de grande sucesso na televisão brasileira.

Nesta sexta-feira (28), o lendário artista completou 70 anos de idade e recebeu uma homenagem especial: um estudo feito pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) sobre as suas obras musicais, que apontou uma curiosidade.

70 anos de Guilherme Arantes: confira as 10 músicas mais tocadas do artista

Foto: Divulgação

No TOP 3 do ranking das suas canções mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil, as duas primeiras foram trilhas sonoras de novelas e a terceira foi tema de programa infantil. Na liderança do ranking ficou Cheia de Charme, seguida por Meu Mundo e Nada Mais na segunda posição, e Lindo Balão Azul em terceiro lugar.

Já na lista das músicas mais regravadas de autoria de Guilherme Arantes, o primeiro lugar ficou com a canção Aprendendo a Jogar, que fez sucesso na voz de Elis Regina. A segunda posição ficou com Meu Mundo e Nada Mais, enquanto Cheia de Charme foi a terceira colocada desse ranking.

Guilherme Arantes tem 374 obras musicais e 590 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad e, ao longo da carreira, foi gravado por artistas como Elis Regina, Maria Bethânia e Caetano Veloso. Ele tem os seus direitos autorais de execução pública garantidos no Brasil por fazer parte da gestão coletiva e manter o seu repertório atualizado.

É desta forma que suas canções podem ser identificadas e captadas pelo Ecad quando tocam publicamente. No entanto, os valores em direitos autorais só podem ser recolhidos e repassados ao artista quando as pessoas e empresas que utilizam a música fazem o pagamento referente ao licenciamento musical, que é garantido por lei.

No Brasil, o Ecad é a única instituição responsável por arrecadar e distribuir direitos autorais sempre que existe utilização pública de músicas em qualquer canal ou espaço: rádio, TV, cinema, estabelecimentos comerciais, plataformas digitais, casas de festas, shows e outros locais de frequência coletiva. Com isso, a instituição garante a remuneração a autores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos.

Guilherme Arantes também é dono de outras grandes canções como Amanhã, Raça de Heróis, Coisas do Brasil, Loucas Horas, Baile de Máscaras, Êxtase, entre muitas outras.

Confira as 10 músicas mais tocadas de Guilherme Arantes nos segmentos de execução pública:

1 Cheia de charme
2 Meu mundo e nada mais
3 Lindo balão azul
4 Brincar de viver
5 Um dia um adeus
6 Coisas do Brasil
7 Amanhã
8 Planeta água
9 Pedacinhos
10 Êxtase

Matéria escrita por

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Já realizou reportagens musicais na Record TV para o Domingo Espetacular e Jornal da Record. Foi vencedor do Prêmio TopBlog em 2010 e membro do Grammy Latino.

Leia também

ENTRETENIMENTO

"Acabei com a confiança da pessoa que eu mais amo. Eu tô de verdade sem chão", disse o atleta

ENTRETENIMENTO

No vídeo postado nas redes sociais, a artista contou que o atleta mantinha conversas com outra mulher

REGGAE

Com Ali Campbell, grupo britânico se apresenta no país entre os meses de outubro e novembro

ENTRETENIMENTO

Autor alegou que foi induzido ao erro e culpa emissora e apresentadores por ter que pagar juros do financiamento de carro