A faixa A Bar Song (Tipsy) de Shaboozey alcançou um recorde igualando a 19ª semana em primeiro lugar na Billboard Hot 100.
Ao longo dos 66 anos de história da parada, a música está agora empatada pelo reinado mais longo com o single de Lil Nas X (feat. Billy Ray Cyrus) Old Town Road, que dominou por 19 semanas em 2019.
De acordo com a Billboard, a música se tornou o primeiro lugar do Hot 100 em julho. Também dominou a parada Hot Country Songs (somando 23 semanas), Country Airplay, Pop Airplay e Adult Pop Airplay, entre outras listas.
Shaboozey “descobriu que o country era algo que ressoava em mim de uma forma muito forte”, compartilhou em uma matéria de capa recente da Billboard. “Eu sendo da Virgínia, amando o estilo e o modo de vida e as coisas sobre as quais eles conversavam… tudo parecia muito tranquilo. Parecia que eu poderia ser real. Descobri que a música country pode ensinar às pessoas que é nas pequenas coisas da vida que está o valor. Basta ter um caminhão funcionando onde você possa levar sua garota para passear até um penhasco e ver o pôr do sol é o suficiente.”
“Eu amo hip-hop; Eu também faço parte da comunidade deles”, acrescentou Shaboozey, com A Bar Song (Tipsy) tendo reformulado o hit de 2004 de J-Kwon, Tipsy. “É isso que quero fazer com a minha música: ser perturbador e mostrar às pessoas que a música está progredindo.”
Vale lembrar que o Hot 100 combina todos os gêneros dos streamings nos EUA (áudio oficial e vídeo oficial), airplay de rádio e dados de vendas, a última métrica refletindo compras de singles físicos e faixas digitais de varejistas de música digital com serviço completo; as vendas de singles digitais de sites diretos ao consumidor são excluídas dos cálculos das paradas.
Astro country Shaboozey revela como surgiu nome artístico
O cantor Shaboozey revelou as origens de seu nome artístico.
Collins Obinna Chibueze, filho de imigrantes nigerianos, o cantor de A Bar Song (Tipsy) relembrou a influência de seus anos de formação em sua trajetória profissional na última matéria de capa da Billboard.
“Pode ser um pouco confuso às vezes”, disse ele sobre crescer no interior, na Virgínia. “Ouvir seu nome [mal pronunciado] com frequência era sempre uma coisa; você sentia que tinha que tornar mais fácil para todos entenderem.”
Depois que seu treinador de futebol americano do ensino médio escreveu Chibueze errado, que significa “Deus é rei”, ele evoluiu de um apelido para seu nome artístico.
Shaboozey também se abriu sobre escolher o caminho do country em vez do hip-hop, embora desde então tenha sido considerado como criador de uma combinação dos dois.
“O rap que víamos na TV sempre foi glamourizado. Essa não era a realidade para todos“, explicou ele. “Não importa o quanto eu tentasse, eu não conseguia escrever música naquele mundo. Descobri que a música country pode ensinar às pessoas que as pequenas coisas da vida são onde está o valor. Só ter uma caminhonete funcionando na qual você pode levar sua garota para ir até um penhasco e assistir ao pôr do sol já é o suficiente.”
Segundo a People, ele também revelou que seu primeiro disco country, Wrangler, está indefinidamente arquivado porque “algo na minha cabeça me disse: ‘O mundo não está pronto para isso’“. O álbum, que foi criado em 2016, foi deixado de lado em favor de sua estreia oficial, Lady Wrangler, de 2018.
Vale lembrar que Shaboozey ficou mais conhecido com o lançamento de A Bar Song (Tipsy), que interpola o hit de 2004 de J-Kwon, Tipsy. O cantor country discutiu o processo de liberação da amostra, dizendo à Billboard que J-Kwon “estava ouvindo o disco por três semanas seguidas, não liberando porque achava que a música já estava lançada”.
Em maio, Shaboozey lançou seu terceiro álbum Where I’ve Been, Isn’t Where I’m Going. Em uma entrevista exclusiva com a People, o cantor falou sobre a razão que a música foi um sucesso.
“Todo mundo ouviu ‘Tipsy’. Acho que todo mundo. E todo mundo definitivamente vai ao bar. Ir ao bar e depois ficar bêbado, ficar bêbado e depois ir à balada — é fazer a mesma coisa”, ele disse sobre o original de J-Kwon. “A música transcende assim. É legal ver que todo mundo conhece essa música e todo mundo conhece essa, então há um pouco de semelhança aí que as pessoas gostam de beber e festejar.”