Já está disponível em todas as plataformas o single Wifi Free, do trio brasileiro Afrika Gumbe, em parceria com Lenine.
Formado por Marcelo Lobato, Marcos Lobato e Pedro Leão, o grupo se prepara para o lançamento do seu terceiro álbum de estúdio: “Essa canção é a primeira a ser lançada e fará parte do nosso terceiro álbum, ‘Soro Energizado’. Lenine gravou a parte dele antes da pandemia. Marcos é autor da letra e fez a melodia imaginando o estilo ‘Lenine’ de cantar. Trata de palavras, cenas cotidianas, uso da tecnologia, o caos urbano de uma metrópole do terceiro mundo”, explica Marcelo Lobato.
Junto com a música foi lançado o clipe oficial, com imagens dos artistas e bastidores da gravação o clipe já está disponível no Youtube.
A canção é uma união de nomes importantes para a história da música brasileira, mas os artistas entregam um single com sonoridade atual, que irá agradar os fãs de carteirinhas e novos ouvintes.
Wifi Free é um lançamento do selo Lobo Records, fundado pelo artista Marcelo Lobato no Rio de Janeiro.
Surgida no final dos anos 80, o Afrika Gumbe é formado por Marcelo Lobato (fundador d’O Rappa), Marcos Lobato (músico e compositor de bandas como O Rappa, Gabriel Pensador e Fausto Fawcett) e Pedro Leão (Gabriel Pensador, Daúde, Fausto Fawcett).
A banda tem em seu som uma verdadeira tapeçaria pop de ritmos e sonoridades como afrobeat, juju music, música brasileira e rock progressivo. O nome vem de n’gumbe, um ritmo e festa de Guiné Bissau. Seu primeiro álbum, Afrika Gumbe, cantado inteiramente em yorubá (língua dos orixás) foi lançado em 1989 pela gravadora Eldorado.
Seu sucessor, Meu Refrão Inquieto foi gravado em 2010 durante uma pausa dos irmãos nas suas atividades com O Rappa. O disco, com letras em português, é uma espécie de evolução do anterior e representa uma África Pop e que foge do folclore, lugar comum na maioria de suas representações.
Marcelo Lobato lança novo single ‘O Sim Que Era Não’
Marcelo Lobato lançou recentemente o single O Sim Que Era Não e já está disponível em todas as plataformas via selo Lobo Records, fundado pelo próprio artista no Rio de Janeiro.
“Transformar nãos em sims! É isso que ‘O Sim Que Era Não’ nos ensina. A vida está sempre em movimento e essa música é um lembrete de que sempre podemos transmutar situações aparentemente irreversíveis“, explicou.
“Cada música que produzo é como a trilha sonora de um pequeno filme. “O Sim Que Era Não” não é diferente.”, afirmou em um post no Instagram.
Pela rede social, o músico contou a história interessante da capa do single O Sim Que Era Não.
“A mariposa pousou no lençol que secava no varal e me chamou atenção pela sua estética perfeita. Enviei as fotos para o Alvares , que soube trabalhar com esses elementos e criou uma capa belíssima”, revelou.
Vale destacar que este é o primeiro single do brasileiro desde o álbum Carregador de Piano, lançado em março. Conhecido por sua paixão pela música, o artista sempre se envolve em todos os aspectos do processo criativo, desde composição até arranjo e gravação, sempre explorando novos timbres e combinações.
O single também marca um novo momento na carreira de Marcelo, que promete muitas novidades para os próximos meses.
Filho de professora, teve sua formação artística marcada pelo ambiente lúdico e cultural de sua escola, onde teatro, artes plásticas e música eram valorizados. Iniciou seus estudos musicais no Conservatório Brasileiro de Música e, aos nove anos, começou a tocar piano.
Aos treze, migrou para a bateria, utilizando atabaques comprados em uma loja de artigos religiosos para praticar. A partir dos 16 anos, Marcelo já tocava profissionalmente, e logo depois, passou a explorar outros instrumentos, como o vibrafone.
Marcelo seguiu seus estudos em música, em licenciatura na UNI-RIO. Uma experiência marcante foi acompanhar a mixagem do álbum Lado B Lado A d’O Rappa no estúdio Real World de Peter Gabriel, onde tiveram a oportunidade de jogar ping pong com o músico e assistir à gravação do disco Ovo.
Com O Rappa, Marcelo alcançou reconhecimento nacional com o hit Hey Joe e outros sucessos que marcaram a carreira da banda. Ele também compôs com artistas como Fernanda Abreu, Marcelo D2, entre outros.
O grupo O Rappa anunciou uma pausa na carreira em 2018.
Ouça: