A cantora Gretchen é, sem dúvida, um dos ícones da estética do Brasil quando falamos em novidades do segmento. Até por isso, foi quem tornou, recentemente, a cirurgia plástica íntima famosa no país inteiro. Trata-se de um procedimento que rejuvenesce e melhora a estética da genitália feminina por meio de reduções específicas em áreas da região e preenchimentos de volume quando necessário.
Segundo o cirurgião plástico Antônio Carlos Minuzzi Filho, o procedimento pode ter dois focos principais: rejuvenescimento (Tratar as alterações trazidas pelo tempo) e estética anatômica ( Tratar características próprias da paciente, como assimetria dos lábios vaginais ou do crescimento exagerado dos mesmos).
No geral, o tratamento pode ser puramente estético ou, como a maior parte das cirurgias plásticas, também tem função clínica: “Essa plástica também serve para melhorar desconfortos que mulheres sentem durante a relação sexual ou durante contato íntimo ou até mesmo facilitar o uso de calcinha e biquinis.. No sentido estético, as mulheres buscam o procedimento para embelezamento íntimo mesmo, pois pode gerar muita inibição na vida das pacientes”, explica Minuzzi Filho.
Nos Estados Unidos, para fins clínicos, a cirurgia é realizada em pacientes com 12 anos de idade ou mais. No Brasil, já é mais comum entre mulheres após os 45 anos, mas cada dia mais mulheres na casa dos 20-30 anos têm apresentado queixas sobre a estética da região íntima.
“É uma cirurgia em que o profissional precisa dominar as técnicas, mas é pouco invasiva e bastante segura. O risco de qualquer complicação é pequeno se compararmos a outros procedimentos e o mais importante é a paciente seguir, sempre, todas as orientações no pré e pós-procedimento”, conclui o especialista.