Connect with us

Digite o que você está procurando

ENTREVISTAS

NUNA chega à cena pop rock com atitude punk em suas letras: ‘Intuito de reverência’

Quarteto combina referências nostálgicas com inovação sonora

NUNA chega à cena pop rock com atitude punk em suas letras: ‘Intuito de reverência’
Foto: Rodrigo Psy

Com a união do pop punk e do emo “na veia”, a banda NUNA vem se consolidando como uma das apostas mais sinceras e autênticas da nova cena dos gêneros. Após mudar de nome e passar por uma transformação criativa que vai do som ao visual, a banda — formada por Manu Fair, Sullivan, Nicko Farolli e Marcelo Ferrara — mergulhou em uma fase de renascimento artístico.

E não por acaso: as faixas lançadas recentemente da NUNA carregam força emocional, melodias viciantes e uma estética que bebe da fonte emo, mas com um toque contemporâneo.

NUNA chega à cena pop rock com atitude punk em suas letras: ‘Intuito de reverência’

Foto: Rodrigo Psy

Em entrevista ao TMJ Brazil, o grupo falou sobre a construção dessa nova identidade e como chegaram a esse som direto e com alma. A banda reconhece que sua vibe vem de suas inspirações, mas é também um ato de reverência.

“A nossa nostalgia passa por nossas influências musicais, mas com intuito de reverência e agradecimento por grandes obras feitas. Vivemos nesse tempo com muitos estilos na música já concretizados, desde blues e jazz até o rock e o sertanejo. Estamos abertos a qualquer boa e nova sonoridade que possa acrescentar em nossa ideia musical, mantendo a espinha dorsal de músicas que gostamos de fazer”, disse a banda.

A mudança de nome, de Sem Meia para NUNA, marcou o início de uma nova era. Segundo os integrantes, foi uma forma simbólica de representar a abertura para novas possibilidades sonoras, sem deixar de lado o que os define: “Queremos sempre manter nosso DNA musical, mas estamos sempre abertos a novas sonoridades e estilos que possam ir além de um determinado gênero e gosto musical. Estamos em evolução.”

NUNA e a renovação

Um dos momentos mais marcantes dessa nova fase é a música Faz um Favor, com produção de Tadeu Patolla. A inspiração da faixa vem de um tema atual e necessário: “Ela nasceu da ideia da libertação de uma relação tóxica, que sempre existem novos e melhores caminhos a seguir.”

A colaboração com o produtor e a presença do baterista Bruno Graveto foi outro divisor de águas no processo criativo do grupo. Segundo ele, tudo fluiu de forma orgânica: “Para uma banda nova como a nossa, ainda com muito a criar e se desenvolver, foi a melhor coisa que podia acontecer nesse momento. Tadeu na produção e Bruno Graveto na bateria nos mostraram muito além da criatividade artística e musical — muito profissionalismo e processos que nos ajudaram a entender e absorver de forma mais rápida o que uma banda precisa ter e ser para encarar uma carreira musical com longevidade.”

Influência nas mídias sociais e futuro

Sobre o momento atual do gênero, a NUNA se mostra animada com o retorno da cena e segura do seu lugar dentro dela: “Estamos cada vez mais prontos para mostrar novidades, novo repertório e um show que traga tudo que os fãs do estilo e novos públicos possam gostar. Será um momento bacana para novidades do gênero.”

As redes sociais também têm sido uma vitrine estratégica para a banda divulgar essa fase: “Postamos todas as novidades no Instagram da NUNA e no nosso canal do YouTube. Em breve teremos o lançamento da loja online oficial com muitas novidades.” E essa presença digital reflete diretamente na identidade visual do grupo: “Isso tem ligação forte com o nosso som e o que queremos passar, seja com looks e músicas, ou conteúdo em redes.”

A comunicação com os fãs, especialmente os que estão conhecendo a banda agora, é algo que eles valorizam bastante. “Procuramos sempre se comunicar de forma aberta e receptiva com as pessoas, mas gostamos bastante de audiovisual para nos expressar.”

E o futuro? A NUNA já está de olho no que vem por aí, incluindo novos trabalhos com o produtor Vini Nallon e possíveis parcerias que cruzam os limites de gênero. “Já iniciamos pré-produções com ele e temos muitas novidades por vir e esperamos, claro, fazer feats com outros artistas nessa nova fase.”

Matéria escrita por

Leia também

COUNTRY

"Sempre fui um grande fã da Stanley 1913, então poder colaborar com eles foi incrível", afirmou

HIP-HOP & TRAP

O projeto conta com 21 faixas no total e com participações especiais

ENTRETENIMENTO

O cantor fez uma surpresa para a esposa

MPB & SAMBA

Trabalho da cantora já está disponível ao público