A Universal Music, via Capitol Records, está relançando o álbum Something New dos Beatles, baseado no master original em mono, datado de 1964, com novas lacas totalmente analógicas editadas por Kevin Reeves no East Iris Studios, em Nashville (EUA). O produto, produzido em vinil audiófilo de 180 gramas, já está disponível para pré-venda no Brasil através da Umusic Store pelo valor de R$ 399,90.
Something New é fiel ao lançamento original, ao mesmo tempo em que permite que mais informações musicais sejam ouvidas do que era possível antes. Apresentando obras de arte fielmente replicadas e uma nova inserção de quatro painéis com ensaio de Bruce Spizer, historiador americano dos Beatles.
O disco foi lançado na época apenas para o mercado norte-americano e inclui oito músicas do lançamento britânico original de A Hard Day’s Night, bem como as faixas Slow Down e Matchbox, do EP Long Tall Sally e a versão em alemão de I Want to Hold Your Hand. Além disso, Something New também apresenta o single mix estendido de I’ll Cry Instead.
Originalmente programado para ser lançado no dia 1º de agosto de 1964, o álbum acabou sendo distribuído às pressas em 20 de julho de 1964, dez dias após o lançamento de A Hard Day’s Night para o Reino Unido. O disco foi o único álbum inicial dos Beatles pela Capitol Records a conter todas as faixas em estéreo.
Beatles: o valor histórico de ‘Something New’
Something New também foi lançado pela Parlophone Records, selo que foi administrado pela EMI até o fim das operações da gravadora em 2012, mas às vendas foram dirigidas apenas para as bases das forças armadas norte-americanas na Europa. Essas cópias têm grande valor para colecionadores.
Confira o conteúdo completo da reedição em vinil de Something New dos Beatles:
I’ll Cry Instead
Things We Said Today
Any Time At All
When I Get Home
Slow Down
Matchbox
Tell Me Why
And I Love Her
I’m Happy Just To Dance with You
If I Fell
Komm, Gib Mir Deine Hand (I Want to Hold Your Hand)