Triste notícia para os fãs do Bee Gees nesta terça-feira (19). O baterista Colin Peterson, da formação original da banda, morreu na última segunda (18) aos 78 anos. A informação foi divulgada por meio das redes sociais do grupo cover Best of the Bee Gees, o qual Peterson colaborava ultimamente.
No comunicado, os integrantes escreveram: “É com o coração pesado que anunciamos o falecimento de nosso querido amigo Colin ‘Smiley’ Petersen. Ele enriqueceu nossas vidas e uniu nosso grupo com amor, cuidado e respeito. Não sabemos como seguir sem seu sorriso radiante e sua profunda amizade. Amamos você, Col. Descanse em paz.”
De acordo com o veículo O Globo, a morte do ex-baterista do Bee Gees foi ocasionada por uma queda. Quatro dias antes, na última quinta-feira (14), Dennis Byron, também ex-baterista do grupo, também faleceu. A causa da morte não foi anunciada.
Colin Peterson e trajetória no Bee Gees
Peterson (Smiley, como também era conhecido) atuou como baterista na formação original banda britânica, durante os anos de 1966 a 1969. Ele começou a colaborar no disco Spicks and Specks e se fez presente em músicas de sucesso como Holiday e To Love Somebody, ambas do trabalho Bee Gees’ 1st (1967).
Colin Peterson deixou o Bee Gees na década de 70 após desentendimentos com o empresário do grupo, Robert Stigwood. O último projeto do grupo com o baterista foi Cucumber Castle, de 1970. Pouco tempo depois de sua saída, ele formou o grupo de folk Humpy Bong, que se separou no mesmo ano.
Menos de uma semana antes da morte de Peterson, o grupo também havia perdido um de seus bateristas. Dennis Byron, que integrou o grupo entre 1973 e 1980, morreu também aos 78 anos. Byron participou ativamente da era disco e é responsável pela bateria de Stayin’ alive e How deep is your love, dois dos maiores sucessos da banda.
Tributo aos Bee Gees
Dos integrantes originais do grupo, apenas um dos irmãos Gibb, Barry, é sobrevivente. Além dele, Vincent Melouney, que integrou a banda no mesmo período de Petersen, e Geoff Bridgford, durante a década de 1970, permanecem vivos.
Tanto Colin Petersen quanto Dennis Byron fizeram parte de bandas covers que prestavam tributo aos Bee Gees. Petersen colaborou desde 2019 com a Best of the Bee Gees, que estavam em turnê pela Austrália; enquanto Byron se apresentou com o trio italiano Italian Bee Gees e também integrou o grupo Amen Corner.