Estamos nas redes sociais

Digite aqui o que você está procurando!

ROCK

Clandestino mergulha no rock e suas vertentes em ‘Diga Sim’

Álbum de estreia do projeto já contabiliza mais de 700 mil plays nas plataformas digitais

Clandestino mergulha no rock e suas vertentes em 'Diga Sim'
Foto: Tony Santos

Foi na etimologia da palavra originária do latim clandestinu que o Projeto Clandestino encontrou não só o nome da banda, mas também o conceito de uma música que mergulha em sonoridades que trazem a sensação de algo já conhecido mas que ainda não foi vivenciado.

Dentro da legalidade e longe das formalidades, Diga Sim chega às plataformas com 10 faixas, sendo oito assinadas pelo cantor e compositor André Gouveia, além da releitura de Loteria da Babilônia, clássico de Raul Seixas de 1974.

Álbum de estreia do Projeto Clandestino foi gravado em São Paulo

Clandestino mergulha no rock e suas vertentes em 'Diga Sim'

Foto: Divulgação

Com produção e direção musical de Helio Leite Cosmo, o álbum que marca a estreia da banda foi praticamente todo gravado no estúdio Da Pá Virada, em São Paulo, do renomado baterista Thiago “Big” Rabello. O músico, aliás, tocou bateria em todas as faixas.

A faixa Alienígena e sua versão alternativa ficou para a última a fase do projeto. Todos os instrumentos dela foram gravados no estúdio FMR e as vozes gravadas no Martini Studios, onde André, Helio e a cantora Mayra fizeram todos os backing vocals.

“Eu compus todas as músicas do ‘Diga Sim’. Grande parte delas com meu parceiro Murcego. Esse álbum marca também o início da minha parceria com o Helio. Ele participou de tudo, inclusive em algumas letras, melodias e na escolha do repertório”, explica André Gouveia. “Tem mão dele em absolutamente tudo”, complementa.

Nascido em Araguari, no triângulo mineiro, André Gouveia teve o primeiro contato com o rock a partir da vitrola do pai ao apresentar os Beatles logo de cara. O então garoto ficou hipnotizado ao ouvir A Hard Day’s Night, álbum da banda britânica lançado em 1964.

E foi também por influência dos autores de Love Me Do que André passou a se interessar pela gaita. O instrumento vem como uma marca forte na faixa Para-Raio, um country blues mineiro com tempero do sul dos Estados Unidos.

No rock tupiniquim, foi Raul Seixas o nome que chamou a atenção de André. Não só pela musicalidade, mas também pelas letras. E como uma grande homenagem ao Maluco Beleza, o vocalista do Projeto Clandestino interpreta Loteria da Babilônia abusando de sua voz rasgada e modo visceral de interpretação, com arranjo minucioso assinado por Helio Leite Cosmo.

A propósito, do início ao fim, Diga Sim é uma jornada às profundezas da alma, onde as emoções fluem sem reservas e, acima de tudo, sem excessos. André transcende a si próprio e impacta aqueles que ouvem cada faixa.

Prova disso é a estreia do álbum que já soma mais de 700 mil streams nas plataformas de música. “A vida é desse jeito, quem manda é o momento”, como sugere a letra de Minha Vida é Assim, música que abre o álbum. E, de fato, o momento é do Projeto Clandestino.

Se juntam ao André no Clandestino os guitarristas Murcego González e MM, o baixista Pablo Vieira e o baterista Mestre Mustafá.

Matéria escrita por

Leia também

ENTRETENIMENTO

Juíza teria dito que: “Antônia Fontenelle possui personalidade voltada para prática criminosa o que denota desvio de caráter”

LANÇAMENTO

Música espanhola ganha versão brasileira em pagode chamada 'Coração Partido'

HIP-HOP & TRAP

Novo álbum contém 12 faixas e tem como objetivo transmitir uma mensagem positiva para o público jovem

HIP-HOP & TRAP

Moradores próximos ao Allianz Parque relataram que sentiram os prédios tremerem como se fosse um terremoto