Connect with us

Digite aqui o que você está procurando!

MPB & SAMBA

Cultura Brasil estreia nova serie dedicada às compositoras

Cultura Brasil estreia nova serie dedicada às compositoras
A jornalista e apresentadora Bruna Ramos da Fonte / Foto: Rafa Marques / Divulgação

Durante séculos, as mulheres foram impedidas de participar da vida pública, cultural e artística do mundo. Proibidas de assumir o protagonismo sobre a sua própria vida e obra, ao longo da história, muitas encontraram nos pseudônimos masculinos um caminho para vivenciar – ainda que superficialmente – algum tipo de realização pessoal e profissional. Outras tantas, tiveram a autoria de suas obras roubadas por homens do seu convívio.

Fatalmente, a maior parte das obras produzidas por mulheres ao longo da história se perdeu; com elas, perdeu-se também um elo fundamental para a compreensão do pensamento feminino através dos tempos.

Cultura Brasil estreia nova serie dedicada às compositoras

A jornalista e apresentadora Bruna Ramos da Fonte / Foto: Rafa Marques / Divulgação

Seria com a primeira onda do feminismo que, em meados do século XIX, as mulheres começariam a se organizar e a reivindicar os seus direitos e o status de igualdade entre ambos os sexos. Era apenas o primeiro capítulo de uma longa jornada que, passo a passo, abriria os caminhos que levariam a mulher contemporânea a se tornar protagonista da sua vida e da sua arte.

Para a música brasileira, a partir do momento em que ela conquistou o direito de contar e cantar as suas próprias histórias, uma nova era começou: pautada pelo florescimento de gerações de compositoras e cantautoras, o cenário musical se transformou radicalmente com a chegada dessa nova voz feminina. Uma voz potente e criativa, que quanto mais diz, mais tem a dizer.

Uma das maiores precursoras dessas transformações no nosso país foi a cantora e compositora Chiquinha Gonzaga. Primeira mulher a reger uma orquestra, ela militou em prol do direito à participação feminina na vida pública e abriu alas para que a mulher compositora tivesse o direito de registrar e apresentar suas obras publicamente. É por essa razão que a série Subindo no Salto: A Música da Mulher Brasileira, que estreia na Cultura Brasil em maio, recorre à obra da pianista como ponto de partida para recontar a história da mulher na composição brasileira.

A série chega à Cultura Brasil no mesmo mês em que completamos um ano sem Rita Lee, a nossa eterna Rainha do Rock, que tem o seu legado homenageado em um dos episódios.

Ao longo dos quatro episódios que compõem a série, o ouvinte conhecerá diferentes facetas da composição feminina no Brasil do século XIX aos dias atuais, acompanhando a cada novo capítulo dessa história, as conquistas e transformações vivenciadas pela mulher brasileira ao longo das décadas. Afinal, a obra autoral dessas mulheres é um caminho fundamental para a compreensão não apenas dos percursos trilhados pelas suas compositoras, mas também das suas contemporâneas.

Se no primeiro episódio os holofotes se acendem para as compositoras eruditas, no segundo o destaque vai para as maiores intérpretes da nossa música que também são compositoras bissextas. Já no terceiro episódio, durante uma hora inteira, o ouvinte passeará pela obra das compositoras que contam histórias de outras mulheres através das suas músicas. Fechando a série, o quarto episódio apresenta o trabalho de algumas das maiores promessas do cenário independente contemporâneo.

Sobre a apresentadora

A série tem roteiro e apresentação da jornalista e pesquisadora musical Bruna Ramos da Fonte. Especialista em Direito Internacional e Direitos Humanos (PUC-Minas) e Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade (UAM), todo o seu trabalho jornalístico e musical se constrói sobre as bases dos direitos humanos, da diversidade e da inclusão.

Bruna é autora de diversos títulos, incluindo as biografias de Sidney Magal, Roberto Menescal e um romance biográfico sobre W. A. Mozart.

Matéria escrita por

Leia também

ENTRETENIMENTO

A TV Globo está planejando fazer um remake da novela Vale Tudo em 2025 e cogita convidar Lidia Brondi para o elenco da nova...

ENTRETENIMENTO

Ainda sem data definida de estreia, o SBT está preparando uma nova plataforma de streaming da emissora de TV, o +SBT. De acordo com...

ROCK

No último sábado (8), os cantores Pitty e Emicida encerraram o festival João Rock, em Ribeirão Preto. Eles apresentaram o show inédito Travessia. “Mais...

ENTRETENIMENTO

Na última sexta-feira (14), a cantora Anahí falou com a imprensa mexicana e comentou que não teve mais contato com os outros integrantes do...