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Dave Matthews Band é elogiada por produtora ao realizar turnê “desperdício zero”

Icônica banda de rock norte-americana apresentou uma turnê voltada a sustentabilidade

Dave Matthews Band é elogiada por produtora ao realizar turnê "desperdício zero"
Foto: Creative Commons

Dave Matthews Band, uma das bandas de rock que mais fizeram sucesso nos anos 1990, foi recentemente elogiada pela produtora Live Nation, responsável por seus shows que foram parte de uma “turnê de desperdício zero” neste ano.

A Live Nation reportou que mais de 90% dos resíduos dos fãs que compareceram na última turnê de Dave Matthews Band foram reutilizados, compostados, reciclados ou doados, embora esse número tenha chegado a 99% em algumas localidades. A tour também evitou o uso de 150 mil garrafas plásticas de água.

“Todos nós deveríamos estar pensando em como tornar tudo o que fazemos o mais próximo possível do desperdício zero”, disse Dave Matthews em um vídeo lançado para celebrar as metas de sustentabilidade da turnê. “Esse é um trem melhor para se estar… Se pudermos avançar para reduzir o máximo possível o nosso desperdício, poderemos continuar a cantar canções”, disse o músico de 57 anos.

Dave Matthews Band alcançou o estrelato mundial com o lançamento de Crash, o segundo álbum do grupo, disponibilizado em 1996 pela Sony Music, via RCA Records. Este foi o disco mais vendido da banda, que revelou os sucessos Too Much, So Much to Say e Crash Into Me.

Ao todo, a banda lançou 11 álbuns de estúdio, entre 1994 e 2023.

Há seis anos, Live Nation, produtora dos shows de Dave Matthews entre outros grandes artistas, anunciou lucro de US$ 10 bilhões com entretenimento

Há exatos seis anos, a Live Nation divulgou o seu relatório financeiro, revelando uma receita recorde de US$ 10 bilhões (cerca de R$ 38,2 bilhões). As informações são da Billboard.

O resultado financeiro da gigante dos shows ao vivo se deve ao seu maior crescimento ano-após-ano com a sua divisão Ticketmaster: o GTV (acrônimo para “valor bruto de transação”) apresentou um aumento de 14% em relação a 2017. No ano seguinte, a empresa obteve seu GTV mais lucrativo, totalizando US$ 5 bilhões.

“Continuamos a ver o tremendo poder dos eventos ao vivo, com uma forte demanda do consumidor e uma oferta robusta de artistas novos e estabelecidos, indo de clubes a estádios”, disse Michael Rapino, CEO da Live Nation. “Live é verdadeiramente uma forma de entretenimento única. Não pode ser duplicado e cria memórias de vida que os fãs desejam mais do que nunca nesta economia de experiência”.

Outro fator importante é a boa performance da Ticketmaster: a empresa gerenciou mais de 400 mil eventos, vendendo quase 500 milhões de ingressos em 28 países, com 10 milhões de novos ingressos adicionados em 2019.

Para Rapino, o mercado latino-americano está no mapa do entretenimento para a Live Nation: “Em 2018 promovemos nossa expansão internacional, estabelecendo operações de venda de ingressos na Itália, aumentando nossas operações na Alemanha e estabelecendo as bases para a expansão na América Latina”, concluiu.

Matéria escrita por

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Já realizou reportagens musicais na Record TV para o Domingo Espetacular e Jornal da Record. Foi vencedor do Prêmio TopBlog em 2010 e membro do Grammy Latino.

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