Nos últimos dois anos a vida artística de Di Ferrero deu uma guinada de 180º: a turbulência natural – e até gostosa pela adrenalina gerada – ao experimentar um novo caminho o conduziu a esta ilha de tranquilidade que ele começa a soltar na forma de Sinais Sessions. A primeira leva de canções, que saem pela Universal Music, traz parceria com o rapper Rashid.
Após apertar o botão de pause na bem-sucedida trajetória como frontman do NX Zero, Di lançou em 2017 o primeiro single solo, Sentença. Era um novo artista, sem medo de experimentar gênero e formato novos.
Isso o levou ao álbum Sinais (Parte 1), em julho deste ano. Como o próprio nome entrega, até que venha a Parte 2 do trabalho, ele se diverte com amigos e artistas com quem já queria trabalhar há longa data.
“Quando lancei a primeira música (“Sentença”), ela foi surpreendentemente bem. Pensei que poderia ser pela novidade e tal. Mas com o tempo fui ganhando mais segurança como artista solo, encontrei um formato para show e entrei num fluxo criativo que gerou as sessions”, conta Di Ferrero.
O formato é quase o de uma jam. Di convida o artista, escolhe uma canção do repertório deste, outra da sua própria obra solo ou com o NX Zero que tenha encaixe e mais o que acontecer na hora.
Do disco Sinais (Parte 1), Di selecionou Outra Dose, originalmente um pop que flertava com reggaeton, “mas que tem uma letra bem cotidiano. Tinha a cara de um rapper cantando”. Funcionou na divisão melódica de vocais e no desenvolvimento harmônico.
O primeiro set de Sinais Sessions traz um clássico do NX Zero, Razões e Emoções, conduzida por Di no vocal e violão. A sessão foi gravada no Morro da Urca, no Rio de Janeiro, a céu aberto de dia.
O registro com Rashid ainda tem Bilhete, do repertório do rapper. É uma música que o ex-parceiro de Emicida (que até trabalhou com Di no Projeto Paralelo) gravou em 2010, com Fióti. Virou um soul com R&B cheio de suíngue, baixo gordo e vocal melódico para Di, métrica rap para Rashid.
“Eu já tinha feito uma brincadeira com essa música ao vivo. Toquei, encaixei um trecho da letra de Uma Gota no Oceano (NX Zero) e deu certo. Aí decidi que um dia a gravaria”, conta
A canção será lançada em segunda leva do Sinais Sessions, que terá sequência com a banda de reggae Maneva, no mesmo formato e local, em mais três canções. Completa as sessions o cantor de rap e hip-hop Vitão: “Com o Maneva a ideia bateu no primeiro papo. E o Vitão eu vi nascer para a música”, explica as escolhas.
Confira: