Connect with us

Digite o que você está procurando

ENTRETENIMENTO

Ecad emite nota de pesar pela morte de Antônio Cícero

Poeta e compositor, dono de grandes sucessos nacionais, morreu nesta quarta-feira (23)

Ecad emite nota de pesar pela morte de Antônio Cícero
Foto: Chico Cerchiaro / Companhia das Letras

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) lamentou a morte do compositor, escritor, poeta e filósofo Antônio Cicero nesta quarta (23). Com 130 composições e 40 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva, ele deixa um legado musical que ficará marcado na interpretação de diversos artistas que gravaram suas canções, como sua irmã Marina Lima, além de Lulu Santos, João Bosco, Maria Bethânia e outros.

Antônio Cicero também era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). O Ecad afirmou que “neste dia de tristeza, a instituição se solidariza com seus amigos e familiares”.

A música de autoria de Antônio Cicero mais tocada nos últimos 10 anos no Brasil foi À francesa, uma parceria com Claudio Zoli. Essa também foi a canção do compositor mais regravada até o momento.

Já no TOP 3 de intérpretes que mais gravaram as suas músicas, Marina Lima, sua irmã e parceira em várias composições, ficou na liderança, seguida por João Bosco na segunda posição e por Adriana Calcanhoto em terceiro lugar.

A Lei dos Direitos Autorais (9.610/98) determina que os seus herdeiros continuarão a receber os rendimentos em direitos autorais por suas músicas por 70 anos após sua morte (ou de autores parceiros, no caso de músicas feitas em parcerias).

Antônio Cícero deixou uma carta de despedida

Antônio Cícero morreu em decorrência de suicídio assistido aos 79 anos. Ele morava na Suíça, onde as leis permitem essa prática. Ele sofria da doença de Alzheimer e deixou uma carta de despedida, explicando o desejo de como queria que fosse sua morte.

Confira o teor da carta:

“Queridos amigos,

Encontro-me na Suíça, prestes a praticar eutanásia. O que ocorre é que minha vida se tornou insuportável. Estou sofrendo de Alzheimer. Assim, não me lembro sequer de algumas coisas que ocorreram não apenas no passado remoto, mas mesmo de coisas que ocorreram ontem. Exceto os amigos mais íntimos, como vocês, não mais reconheço muitas pessoas que encontro na rua e com as quais já convivi. Não consigo mais escrever bons poemas nem bons ensaios de filosofia.

Não consigo me concentrar nem mesmo para ler, que era a coisa de que eu mais gostava no mundo.

Apesar de tudo isso, ainda estou lúcido bastante para reconhecer minha terrível situação. A convivência com vocês, meus amigos, era uma das coisas – senão a coisa – mais importante da minha vida. Hoje, do jeito em que me encontro, fico até com vergonha de reencontrá-los.

Pois bem, como sou ateu desde a adolescência, tenho consciência de que quem decide se minha vida vale a pena ou não sou eu mesmo. Espero ter vivido com dignidade e espero morrer com dignidade.

Eu os amo muito e lhes envio muitos beijos e abraços!”

Confira as 10 músicas mais ouvidas e assinadas por Antônio Cicero:

1 À francesa
2 Último romântico
3 Fullgás
4 Charme do mundo
5 Maresia
6 Inverno
7 Acontecimentos
8 Virgem
9 Pra começar
10 Pelos ares

Matéria escrita por

Leia também

POP

O álbum 'Happy' de Jin estreia na quarta posição da parada

POP

O show também será apresentado no Rio de Janeiro e Belo Horizonte

ELETRÔNICA

Alok e Vintage Culture estão entre os 10 melhores DJs do mundo de 2024, da revista DJ Mag

POP

Cantora revelou novidade para os fãs