Connect with us

Digite o que você está procurando

MERCADO

Produtores de eventos não precisam mais pagar ECAD. Entenda

Custo do pagamento de direitos autorais sobre a execução de músicas pesa no orçamento de produções

Produtores de eventos não precisam mais pagar ECAD. Entenda
Foto: senivpetro_freepik

Pagar o ECAD é mais um dos custos que os produtores de eventos conhecem bem. Além de todos os gastos que envolvem a realização de uma produção – como divulgação, contratação de artistas e técnicos, staff, transporte, rider de som e luz, aluguel do espaço, etc. -, quem produz eventos sabe que também terá que ficar em dia com a Lei de Direitos Autorais brasileira (9.610/98), que garante aos criadores e demais artistas a remuneração pelo uso de suas músicas por terceiros.

Mas a plataforma de venda de ingressos Bilheto acaba de propor uma solução inédita para que produtores de eventos não precisem mais pagar.

Mas o que é o ECAD?

ECAD é a sigla para Escritório Central de Arrecadação e Distribuição. Administrado por sete associações de música, o órgão existe para executar o processo de pagamento e distribuição dos direitos autorais a artistas e compositores – pagamento que é obrigatório.

Sempre que uma música é executada publicamente – ainda que seja pelo próprio artista que a compôs e/ou gravou -, o ECAD é responsável por identificar os autores da obra, arrecadar os valores devidos pelo executor e distribuí-los de acordo com os registros de titularidade.

A partir de agora, os produtores que realizarem as vendas de ingressos dos seus eventos pelo sistema da plataforma Bilheto não precisarão mais se preocupar com a arrecadação do ECAD. A própria plataforma, por meio do compartilhamento prévio das informações de estimativa de público com o órgão, irá realizar o pagamento antecipado da taxa, absorvendo o custo que, anteriormente, seria do produtor. A comodidade está disponível por meio de um plano personalizado.

Esta é mais uma inovação da plataforma de venda de ingressos Bilheto, que já é pioneira em serviços personalizados para produtores de eventos. A empresa também disponibiliza, sem custo, verba para marketing dos eventos com vendas pela sua tiqueteira.

Matéria escrita por

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Já realizou reportagens musicais na Record TV para o Domingo Espetacular e Jornal da Record. Foi vencedor do Prêmio TopBlog em 2010 e membro do Grammy Latino.

Leia também

HIP-HOP & TRAP

O primeiro álbum Jackboys foi lançado em dezembro de 2019 e liderou a parada Billboard 200

HIP-HOP & TRAP

O disco está disponível no YouTube Music e no Spotify

POP

Após passagem calorosa pelo México, cantora desembarca no Rio para apresentação histórica em Copacabana

ENTRETENIMENTO

Cantoras fizeram as pazes após provocações e hoje se tratam com carinho