Um tribunal de apelações dos EUA decidiu na última sexta-feira (1) que a faixa Thinking Out Loud, de Ed Sheeran, não plagiou o clássico Let’s Get It On do saudoso cantor Marvin Gaye, um dos grandes nomes da Motown Records. As informações são da Reuters.
A novidade segue a vitória de Ed Sheeran em dois casos consecutivos de violação de direitos autorais nos últimos dois anos, alegando que seu megahit de 2014 teria infringindo as leis de copyright sobre a faixa de R&B lançada por Marvin Gaye em 1973.
Em maio do ano passado, Louis Stanton, juiz distrital dos EUA, decidiu rejeitar o caso movido pela Structured Asset Sales LLC, revertendo sua decisão original de que o processo merecia ser ouvido por um júri.
Stanton é o mesmo juiz que presidiu um caso separado envolvendo as mesmas faixas de Ed Sheeran e Marvin Gaye que, naquele momento, o júri havia decidido a favor do astro britânico contra o espólio de Ed Townsend, que escreveu Let’s Get It On.
A Structured Asset Sales havia processado Ed Sheeran, juntamente com a Warner Music Group, gravadora de Sheeran, além de sua editora musical, Sony Music Publishing em 2018. A empresa buscava uma indenização de US$ 100 milhões (cerca de R$ 570 milhões no câmbio atual).
“É uma realidade incontestável que a progressão de acordes e o ritmo harmônico em Let’s Get It On são tão comuns, isoladamente e em combinação, que proteger sua combinação daria à Let’s Get It On um monopólio inadmissível sobre um bloco de construção musical básico”, escreveu o juiz Stanton em sua decisão final.
“A progressão de acordes de Let’s Get It On foi usada pelo menos 29 vezes antes de aparecer em Let’s Get It On e estava em outras 23 músicas antes de Thinking Out Loud ser lançada”, concluiu.
Em 2023, Ed Sheeran chegou a considera deixar a música se fosse condenado por plágio
Em uma entrevista ao Daily Mail concedida em 2023, o astro britânico Ed Sheeran revelou que desejava abandonar a carreira musical se fosse considerado culpado de plágio do clássico Let’s Get It On de Marvin Gaye (1939-1984).
Para Sheeran, as alegações contra ele, realizadas por Ed Townsend pelo sucesso Thinking Out Loud, onde foram utilizados trechos do sucesso da Motown, são “insultuosas”.
Ed Townsend, que entrou na justiça para reparar violações de direitos autorais, segundo sua reclamação, diz que há “semelhanças impressionantes” entre Let’s Get It On e Thinking Out Loud.
Naquela época, um júri federal de Manhattan, em Nova York (EUA), assistiu a exibição das duas faixas em questão. Em seu depoimento, Ed Sheeran afirmou que ele costuma realizar alguns mashups (quando o artista mescla duas músicas).
“Acho realmente um insulto dedicar toda a minha vida a ser um artista e compositor e ter alguém diminuindo isso”, lamenta Sheeran, que lançará em breve o álbum Subtract.
Confira as faixas: