Connect with us

Digite aqui o que você está procurando!

ENTRETENIMENTO

Espetáculo em São Paulo aborda sofrimento psíquico de corpos negros

Espetáculo em São Paulo aborda sofrimento psíquico de corpos negros
Foto: Marcelo Machado

Nos próximos dias 12, 19 e 28 de agosto, no Sesc Vila Mariana, a Cia. Sansacroma apresenta o espetáculo Sociedade dos Improdutivos. O projeto tem direção de Gal Martins e é resultado de anos de pesquisa teórica e de campo sobre a loucura e o sofrimento psíquico em relação ao corpo de pessoas negras.

A performance teve sua estreia em 2016, com sucesso de público, e ganhou indicações para diversos prêmios de crítica especializada.

Espetáculo em São Paulo aborda sofrimento psíquico de corpos negros

Foto: Marcelo Machado

“Esse trabalho reflete sobre a invalidez da reprodução. Força invisível chamada de loucura, transcende o coletivo. A não-adequação social produtiva. É solidão. É a história, um itinerário da loucura em fusão para um embate contra o capital. O controle ocidental contrapondo a corporeidade do imaginário africano. São vozes potentes, negras, de territórios e seus povoamentos. Um cotidiano dos que estão à margem e dos que não estão. São vozes da Sociedade dos Improdutivos”, comenta a diretora.

“É conveniente manter a sombra oculta e invisível aos olhos de uma sociedade sujeitada a valores de consumo, que legitima enunciados científicos em torno de uma idealização de saúde. Essa perspectiva ocidental, forjada histórica e linguísticamente, extrai a singularidade expressiva e a potência de produção do ‘louco’ que em sua maioria são representados por corpos pretos. Inscreve-o na vulnerabilidade, no abandono, na miséria e na subjetividade-lixo, que impõem sua dependência aos tratamentos de contenção, ao consumo de medicamentos, substituindo o confinamento do passado pelos controles farmacológicos e institucionais do presente”, afirmam os artistas.

As apresentações acontecem sempre às 19h, com classificação indicativa a partir dos 14 anos. Os ingressos custam de R$ 10 até R$ 30.

A reestreia do espetáculo compõe as ações de Percursos Pretos: 20 anos de trajetória da Cia. Sansacroma, contemplado pela 33ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura. O objetivo é, sobretudo, trazer novas perspectivas coreográficas para a companhia, com o propósito de se reafirmar como referência de narrativas pretas.

Leia também

ENTRETENIMENTO

Ainda sem data definida de estreia, o SBT está preparando uma nova plataforma de streaming da emissora de TV, o +SBT. De acordo com...

HIP-HOP & TRAP

O rapper Eminem está muito próximo de conquistar seu primeiro single número 1 em 4 anos. Estamos falando de Houdini, o lançamento mais recente...

ROCK

Os cantores Pitty e Emicida se apresentarão juntos no festival João Rock, no próximo sábado (8). O show exclusivo, chamado de Travessia, contará com...

ROCK

No último sábado (8), os cantores Pitty e Emicida encerraram o festival João Rock, em Ribeirão Preto. Eles apresentaram o show inédito Travessia. “Mais...