Connect with us

Digite aqui o que você está procurando!

HIP-HOP & TRAP

Museu em SP recebe o ‘Estéticas das Periferias’ com manifestações culturais

Museu em SP recebe o 'Estéticas das Periferias' com manifestações culturais
Foto: Divulgação / Casas das Rosas

Com o objetivo de fortalecer a arte e a poesia periférica, no mês de agosto o museu Casa das Rosas abre espaço para mais uma edição do Estéticas das Periferias. O evento, idealizado pela organização da sociedade civil Ação Educativa, chega a sua 13ª edição com o tema Os 50 anos do nascimento do Hip Hop e os 40 anos da chegada do Hip Hop no Brasil.

A Casa das Rosas é um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.

Museu em SP recebe o 'Estéticas das Periferias' com manifestações culturais

Foto: Divulgação / Casas das Rosas

Nos dias 23, 24 e 25 de agosto, das 19h às 21h, haverá o curso Curadoria de Eventos Culturais, ministrado por Nabor Júnior, jornalista, editor e fotógrafo. A atividade propõe ser uma porta de entrada para quem desejar exercer a profissão de curador e será dividida em três etapas: História, Teoria e Crítica da Curadoria Contemporânea; Projetos Curatoriais e Curadoria Educativa e Acessível.

Já no dia 26 de agosto, o jardim do museu terá um dia inteiro de atividades. Das 10h às 13h acontecerá o bate-papo Que cidade é esta? – Do Abc Rap à Batalha da Matrix, com participação de produtores, artistas e pesquisadores, como Blackalquimista (Marcos da Silva), Sam (Fabio Santana Santos), Carol Azevedo, Murilo (Murilex), Felipe Choco e Neusa Borges.

A atividade, voltada para o contexto dos 31 anos da publicação do pioneiro livro ABC RAP e 10 anos da Batalha da Matrix — ambas iniciativas do movimento Hip Hop de São Bernardo do Campo — trará uma reflexão sobre a luta dos movimentos culturais das periferias para garantir o direito de manifestação no espaço público.

A atividade ainda busca mostrar que as pessoas que vivem à margem também produzem conhecimento científico sobre as diferentes manifestações culturais produzidas nas quebradas onde vivem.

No período da tarde, às 15h o público do museu poderá participar da Fase Classificatória do Torneio de Slam, que conta com a batalha de poesia apresentada por diversos coletivos periféricos. A fase final do torneio acontecerá no Instituto Moreira Salles, também localizado na Avenida Paulista.

Durante o sábado e o domingo, dias 26 e 27 de agosto, das 10h às 18h ocorrerá a Feira de Publicações da Periferia, com participação de 26 editoras e selos literários das periferias da capital, da região metropolitana de São Paulo e uma de Belém, no Pará, entre elas Academia Periférica de Letras, Areia dourada, Dandara, Literarua, Sarau do Binho e Terra Redonda. A feira integra o projeto Câmara Periférica do Livro (CPL).

A programação completa, totalmente gratuita, está disponível no site do museu Casa das Rosas.

Matéria escrita por

Leia também

ENTRETENIMENTO

A TV Globo está planejando fazer um remake da novela Vale Tudo em 2025 e cogita convidar Lidia Brondi para o elenco da nova...

ENTRETENIMENTO

Ainda sem data definida de estreia, o SBT está preparando uma nova plataforma de streaming da emissora de TV, o +SBT. De acordo com...

ROCK

No último sábado (8), os cantores Pitty e Emicida encerraram o festival João Rock, em Ribeirão Preto. Eles apresentaram o show inédito Travessia. “Mais...

ROCK

Os cantores Pitty e Emicida se apresentarão juntos no festival João Rock, no próximo sábado (8). O show exclusivo, chamado de Travessia, contará com...