Foi confirmado que o Global Citizen Festival terá uma edição na América Latina, no Brasil em 2025.
No último domingo (17), durante o Global Citizen NOW: Rio de Janeiro, a organização internacional lançou sua nova campanha Power Our Planet: Take Action Now, que culminará no Global Citizen Festival: Amazônia, o primeiro evento musical de grande escala do movimento na América Latina.
Programado para novembro de 2025, o evento acontecerá no Estádio Olímpico em Belém do Pará. Embora a data exata ainda não tenha sido confirmada, o festival será programado para coincidir com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá de 10 a 21 de novembro de 2025.
“Daqui a um ano, o Brasil sediará com orgulho a COP30 na floresta amazônica — um momento decisivo em nossa luta coletiva para proteger nosso planeta e garantir um futuro sustentável para todos. Estamos orgulhosos da campanha Power Our Planet da Global Citizen e de sediar o Global Citizen Festival: Amazônia em Belém em novembro próximo — o primeiro show de impacto na floresta tropical — com a meta ambiciosa de arrecadar US$ 1 bilhão e impulsionar a agenda de justiça climática. Juntos, marcaremos 10 anos do Acordo de Paris com um evento marcante que coloca o mundo em um caminho transformador em direção a um futuro mais sustentável e justo.”, disse Luiz Inácio Lula da Silva.
“As questões da mudança climática e da pobreza extrema são dois lados da mesma moeda. A crise climática pode empurrar mais 100 milhões de pessoas para a pobreza nos próximos cinco anos e, 10 anos após o Acordo de Paris, não estamos vendo a ambição ousada necessária dos líderes políticos para impedir que o aumento das temperaturas leve a esse declínio. A única solução é agir agora — os próximos 12 meses serão vitais para garantir novos financiamentos e mudanças radicais nas políticas, e faremos campanha para garantir que isso aconteça.”, afirmou Hugh Evans, o cofundador e CEO da Global Citizen.
Segundo a Billboard, o Global Citizen Festival: Amazônia contará com os principais artistas musicais globais e brasileiros, incluindo artistas indígenas. Os fãs que desejarem comparecer podem ganhar ingressos gratuitos ao tomarem medidas em apoio à campanha Power Our Planet. Vale destacar que mais detalhes estarão disponíveis nos próximos meses.
Alok e artistas indígenas apresentam ‘O Futuro É Ancestral’ no Global Citizen em Nova York
O DJ e produtor Alok e os artistas indígenas Mapu Huni Kuî, Owerá MC e Bros MC se apresentaram em Nova York (EUA) para o Global Citizen no dia 28 de setembro como parte do movimento O Futuro É Ancestral onde reafirmarão o diálogo sobre como a indústria do entretenimento pode contribuir com um dos principais desafios do nosso tempo, a crise climática.
O conteúdo será levado à diversos países no intuito de evidenciar a urgência da promoção e defesa dos direitos dos povos indígenas ocuparem múltiplos territórios na sociedade contemporânea e promover, por meio de sonoridades, o entendimento entre o ancestral e o futuro.
Esta é a segunda vez que O Futuro É Ancestral é convidado a integrar o Global Citizen. Em 2021, Alok e os artistas indígenas montaram uma balsa ancorada no rio Amazonas para um espetáculo de quase dez minutos transmitido para mais de 100 países simultaneamente. Agora, eles saem da floresta e adentram o centro urbano, no coração de uma das principais capitais do mundo, na iniciativa de chamar as nações mais ricas no cumprimento de ações que atendam às necessidades climáticas.
A performance de Alok e dos artistas indígenas fará parte do bloco Defend The Planet que conta com a participação de Chris Martin, do Coldplay, e dos atores Hugh Jackman e Whoopi Goldberg.
A transmissão aconteceu ao vivo pelos canais oficiais do Global Citizen no YouTube, Amazon Music, Twitch, Apple Music e Apple TV, Facebook, TikTok e nos streamings da ABC News na Disney+ e Hulu.