Começa nesta quinta-feira (3), a 26ª edição do Festival do Rio, uma das maiores vitrines do cinema brasileiro. A Rede Globo está presente no evento com as marcas Globo Filmes, Globoplay, Canal Brasil, Telecine e TV Globo
Além de pré-estreias de filmes, a Globo tem 11 coproduções selecionadas para a disputa do Troféu Redentor em várias categorias e participa de seis mesas no RioMarket, área de negócios do festival.
Na mostra Première Brasil, oito obras foram selecionadas na categoria Longas de Ficção: Enterre seus Mortos (Globoplay), Kasa Branca (Globo Filmes/Canal Brasil/Telecine), Os Enforcados (Globo Filmes/Telecine), Retrato de Um Certo Oriente (Globo Filmes/Canal Brasil), Baby (Canal Brasil/Telecine), Malu (Canal Brasil/Telecine), Betânia (Canal Brasil) e Manas (Globo Filmes/Canal Brasil).
Globo: as produções indicadas ao Festival do Rio 2024
Entre os selecionados para a categoria Novos Rumos Longa-Metragem, estão as coproduções A Procura de Martina (Canal Brasil/Telecine) e Avenida Beira-Mar (Canal Brasil/Telecine) e, pela Competição Longas Documentários, 3 Obás de Xangô (Globo Filmes).
Na seleção Hors Concours, a Globo está representada por Câncer com ascendente em virgem (Globo Filmes), Malês (Globo Filmes), Precisamos falar (Globo Filmes), Virgínia e Adelaide (Globo Filmes) e Kopenawa: Sonhar a Terra-Floresta (Canal Brasil).
No Céu da Pátria Nesse Instante (Globo Filmes/Canal Brasil) será exibido na mostra O Estado das Coisas e Perfekta, Uma Aventura da Escola de Gênios (Globo Filmes) e Abá e Sua Banda (Globo Filmes/Gloob), na mostra Gerações. MMA – Meu Melhor Amigo (Globo Filmes) terá uma exibição especial na Super Gala Première Brasil.
No dia 4 de outubro, às 21h45, a Sessão Telecine traz uma exibição especial do aguardado Emília Pérez, escrito e dirigido pelo premiado cineasta Jacques Audiard, que levou o Prêmio do Júri e o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes deste ano. A sessão aberta ao público será realizada no Odeon.
Já o vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza e eleito o representante brasileiro na corrida do Oscar 2025, Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, uma produção original da Globoplay, terá uma sessão especial no Festival do Rio, depois de ser exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O filme chega aos cinemas brasileiros no dia 7 de novembro.