Na última quarta-feira (24), o Instituto Coreano de Cultura e Turismo (KCTI) divulgou dados que revelaram que a indústria do K-pop arrecadou quase 900 milhões de dólares do exterior no ano passado.
Em 2023, as vendas estimadas de K-pop no exterior totalizaram 1,24 trilhão de won (US$ 893 milhões), ultrapassando 1 trilhão de won pela primeira vez, de acordo com o relatório da organização governamental. Em comparação com o ano anterior, as vendas internacionais do K-pop aumentaram 34,3%, ou 315,9 bilhões de won.
A pesquisa mostra que as exportações de álbuns físicos atingiram 388,9 mil milhões de won, representando 31,4 por cento do total. A receita estimada do serviço de streaming no exterior foi de 260,3 bilhões de won, representando 21 por cento, enquanto a receita estimada de desempenho no exterior atingiu 588,5 bilhões de won, constituindo 47,5 por cento.
De acordo com a análise da taxa média de crescimento anual de 2018 a 2023, o valor das exportações de álbuns físicos cresceu 35,2% anualmente e a receita estimada dos serviços de streaming no exterior aumentou 22,3% anualmente. Quando limitada às seis principais empresas de entretenimento com dados disponíveis, incluindo SM, JYP, YG e Hybe, a receita estimada de atuações no exterior também cresceu 35% anualmente.
À medida que a normalidade foi restaurada em 2023, após a pandemia da COVID-19, as receitas de desempenho aumentaram 65,6% em comparação com o ano anterior.
O KCTI afirmou no documento de pesquisa que os dados estimados foram derivados de múltiplas fontes, incluindo o seu “Relatório de Tendências de Exportação e Importação de Cultura, Esportes e Turismo“; “Royalties de Renda Estrangeira“, pela Associação de Direitos Autorais de Música da Coreia; e dados de vendas de desempenho no exterior registrados em relatórios de negócios, relatórios de auditoria e materiais de agências de entretenimento.
Segundo o jornal Korea Herald, a organização também observou que as vendas internacionais de K-pop deverão crescer ainda mais em 2024, continuando a tendência de 2023. Esta projeção levou em consideração as estreias internacionais de artistas consagrados e a tendência do mercado musical global.
O Instituto explicou que o mercado musical global vem crescendo há nove anos consecutivos até 2023, o que é promissor para a expansão internacional do K-pop. Citando dados da Federação Internacional da Indústria Fonográfica, o instituto observou que a receita global da indústria musical atingiu 28,6 mil milhões de dólares em 2023, um aumento de 10,2 por cento em relação ao ano anterior.
Vale lembrar que a KCTI também apontou que questões como auto-replicação, homogeneização de conteúdo e estratégias de marketing focadas em vendas – como photocards e ofertas de oportunidades para participar de sessões de autógrafos – que levam ao descarte imediato dos álbuns comprados estão se tornando preocupações para o KCTI e a indústria do k-pop.