Connect with us

Digite o que você está procurando

SERTANEJO & FORRÓ

Joelma tem sua obra reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará

Projeto de lei também reconheceu o trabalho de Gaby Amarantos

Joelma tem sua obra reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará
Foto: Reprodução/Instagram/@joelmaareal

A cantora, compositora, dançarina, coreógrafa e empresária paraense Joelma da Silva Mendes, reconhecida nacionalmente como Joelma, foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 24, após a aprovação unânime do projeto de lei da deputada Lívia Duarte na Assembleia Legislativa do Pará.

O intuito é “demonstrar o valor social e cultural” que Joelma “agrega ao patrimônio histórico-cultural paraense”, levando a cultura do norte do Brasil para todo o país por meio do ritmo Calypso.

Em uma declaração ao portal g1, a deputada declarou: “A artista leva a cultura do Pará aos quatro cantos do mundo, destacando os ritmos e danças característicos do Estado”.

Em uma publicação no seu perfil do Instagram, Joelma agradeceu o reconhecimento e se diz muito feliz pelo feito. “Minhas raízes estão no Pará, e cada nota das minhas músicas reflete essa terra,” escreveu Joelma. Veja:

Saiba mais sobre a carreira de Joelma

A cantora Joelma da Silva Mendes nasceu em Almeirim, no oeste do Pará, e seu estrelato começou ao lado de seu então marido, Chimbinha, com a fundação da Banda Calypso em 1999.

Com uma sonoridade que misturava tecnobrega, carimbó e outros ritmos regionais, a banda rapidamente se tornou um fenômeno nacional, levando a música paraense a todos os cantos do Brasil. Ao longo de sua trajetória, a cantora lançou diversos sucessos que são considerados verdadeiros hinos, como Chão de Estrelas, Cavalo Manco e Dançando Calypso.

Seus shows também são considerados espetáculos, repletos de coreografias elaboradas, figurinos deslumbrantes e uma interação constante com o público. Em 2006, a banda conquistou um marco histórico ao receber o disco de diamante quíntuplo pelas vendas do DVD “Banda Calypso pelo Brasil”, que se tornou o mais vendido do país, com mais de 2,5 milhões de cópias.

Após a separação de Ximbinha em 2015, a cantora lançou sua carreira solo e continuou a brilhar nos palcos. Seu álbum solo, autointitulado, trouxe hits como Amor Novo e Ai Coração. Uma das suas obras mais recentes é Voando Pro Pará, que celebra pontos turísticos de Belém, como o Mangal das Garças e o Ver-o-Peso, além de destacar a culinária local, mencionando pratos típicos como tacacá, pupunha e açaí.

A canção se tornou um meme na internet, com a frase “Eu vou tomar um tacacá, dançar, curtir, ficar de boa” sendo reproduzida por diversos famosos e pelo público nas redes sociais. Outro sucesso é Respingo de Saudade, uma colaboração com o humorista Whindersson Nunes, cujo clipe também conta com a participação da ex-BBB Isabelle Nogueira.

Durante a sua trajetórioa profissional até o momento, a artista vendeu cerca de 20 milhões de álbuns, se consolidando como uma das recordistas de vendas de discos no Brasil e acumulando diversas vitórias e indicações a prêmios importantes, incluindo três indicações ao Grammy Latino.

Além de Joelma, Gaby Amarantos também teve o trabalho reconhecido

É importante lembrar que a obra da também cantora e compositora paraense Gaby Amarantos também recebeu o reconhecimento de Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará. Assim como no caso de Joelma, a proposta foi de autoria da deputada Lívia e, em agosto deste ano, foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa do estado.

gaby amarantos

Foto: Reprodução/Instagram/@gabyamarantos

Gabriela Amaral dos Santos, reconhecida nacionalmente como Gaby Amarantos, é cantora e compositora paraense e ganhou destaque na cena musical brasileira com seu estilo que mistura tecnobrega, pop e também influências da cultura amazônica. Nascida em Belém, ela iniciou sua carreira artística ainda jovem e se destacou por suas performances vibrantes e letras envolventes. Seu álbum de estreia, “Treme”, lançado em 2013, trouxe hits como Ex Mai Love, sucesso na novela da TV Globo de “Cheias de Charme” que a impulsionou para a fama nacional e consolidaram sua imagem como uma das principais vozes do tecnobrega.

Fernanda Frühauf – Supervisionada por Marcelo de Assis

Matéria escrita por

Fernanda Fruhauf, estagiária de Jornalismo, possui experiência em diversas áreas da comunicação, incluindo marketing, criação de releases, redação de textos para mala direta, e-mail marketing, comunicação interna e diagramação de conteúdo jornalístico. Em suas playlists, não podem faltar músicas dos gêneros pop, rock e sertanejo.

Leia também

POP

O show também será apresentado no Rio de Janeiro e Belo Horizonte

ELETRÔNICA

Alok e Vintage Culture estão entre os 10 melhores DJs do mundo de 2024, da revista DJ Mag

POP

"Acho que a resolução de conflitos é realmente importante, especialmente quando se trata de um grupo", afirmou

ROCK

Integrante do Linkin Park revelou os bastidores