A colaboração póstuma entre a lendária Whitney Houston e o DJ Noruegues Kygo, o cover de “Higher Love”, de Steve Winwood, acaba de entrar no clube de 1 bilhão de streams do Spotify. A música, que já havia alcançado o feito de entrar nas top 100 paradas da Billboard, foi lançada em 2019 em uma colaboração entre Kygo e a representante legal de Houston após sua morte, Pat Houston, cunhada da cantora.
A música foi feita através de gravações realizadas pela cantora no início da década de 1980. Houston planejava lançar o cover em seu terceiro álbum “I’m your baby tonight”, porém, quando chegou a hora do lançamento, a cantora não conseguiu a permissão de sua gravadora para incluir a música no álbum. a faixa acabou se tornando apenas um extra do lançamento japonês do LP.
Quase 40 anos depois do acontecimento, e sete anos após a morte da cantora, Kygo trouxe uma nova vida a faixa ao realizar um novo arranjo musical e incluir suas batidas inesquecíveis na voz icônica da cantora. A forte performance de Whitney chegou a ser uma dificuldade para o DJ, que, em entrevista para Billboard, contou que “Você não deve tentar concertar algo perfeito. A música é obviamente perfeita na forma que ela é”.
Ele então continuou: “Meu objetivo era respeitar a música e ainda conseguir adicionar os meus próprios toques e deixar a voz dela brilhar. Ela faz aqueles improvisos que ninguém mais consegue fazer, e eu queria manter isso na faixa”.
Essa é a quarta faixa de Kygo a atingir a marca de um bilhão de streams, junto com “It ain’t me”, “Firestone” e Stole the Show”. a faixa também é a sua terceira a atingir as paradas da Billboard, e a décima quarta música de Houston a atingir a mesma marca, além de ser seu primeiro sucesso póstumo.
Como produção de Kygo ajuda a manter legado de Whitney Houston
Whitney Houston é uma das maiores vozes de sua geração, e Pat Houston planeja continuar mostrando o poder da cantora para futuras gerações. “O ressurgimento dessa preciosa performance vai mostrar o legado musical da Whitney pras gerações mais jovens por anos. Todos devem estar prontos para dançar para essa faixa animadora e inspiradora – um verdadeiro lembrete do talento incrível do Kygo e do motivo pelo qual nos apaixonamos pela Whitney desde o começo”
Já o norueguês revela qual foi a sua reação ao receber a notícia da colaboração: “Whitney Houston, isso é uma piada? Eu vi o email que me perguntava se eu conseguiria fazer a colaboração e corri para o meu estúdio para tentar trabalhar com aqueles vocais incríveis. Isso é definitivamente uma oportunidade que só aparece uma vez na vida. É uma colaboração que eu nunca imaginei que iria acontecer, então eu só pensei em usar todo o meu esforço na música pra fazer o melhor que eu conseguisse”.