A estrela italiana Laura Pausini se uniu ao Grammy Latino para celebrar a educação musical com futuros criadores de música latina no Conservatório Profissional de Música Francisco Guerrero, em Sevilha, na Espanha.
Além disso, pela primeira vez, o Ministério do Turismo, Cultura e Esporte da Junta de Andalucía, com financiamento adicional de Fondos Europeos, juntou-se como patrocinador oficial.
O evento contou com a presença de Arturo Bernal, presidente da Junta de Andalucía, Juan Manuel Moreno Bonilla, do ministro regional de Turismo, Cultura e Esporte e da ministra regional de Desenvolvimento Educacional e Formação Profissional, Patricia del Pozo Fernández, entre outras autoridades.
O programa incluiu uma sessão de perguntas e respostas com os estudantes, moderada pelo repórter Marc Calderó da RTVE na Espanha, e Pausini. Houve também uma apresentação dos alunos, que fizeram um tributo à música popular que caracteriza a carreira da artista italiana. Como parte da experiência educacional, a Fundação doou instrumentos musicais no valor de US$ 20 mil (cerca de R$ 98 mil no câmbio atual) para o programa de música do conservatório.
“É uma honra para mim, apoiar a Fundação Cultural Latin Grammy em sua missão de oferecer oportunidades educacionais que promovam a música latina e seu patrimônio”, disse Laura Pausini. “Poder falar com a futura geração de criadores sobre minhas experiências nessa indústria é gratificante, e agradeço por poder compartilhar minha música e tudo o que minha carreira me ensinou para pavimentar o caminho a seguir”.
O Conservatório Profissional de Música Francisco Guerrero foi fundado há exatos 35 anos para elevar o nível cultural e musical de Sevilha por meio de uma educação musical de qualidade, que permite que os alunos alcancem todo o seu potencial artístico. A escola conta com 120 professores e 1.100 alunos especializados em 17 instrumentos diferentes.
“De parte do conservatório, estamos muito gratos porque essa doação nos ajudará a expandir o treinamento musical de todos os nossos jovens talentosos, dos quais estamos tão orgulhosos e que foram representados hoje nesse encontro inesquecível”, disse Carmen González González, diretora do conservatório. “Muito obrigada à Fundação Cultural Latin Grammy e à Junta de Andalucía por colocar os holofotes sobre esse grande grupo de músicos de hoje e por nos proporcionar uma experiência maravilhosa com a grande Laura Pausini, que jamais esqueceremos”.
“Expressamos nossa profunda gratidão à Junta de Andalucía e a Laura Pausini por sua inestimável parceria”, disse Raquel “Rocky” Egusquiza, diretora executiva da Fundação Cultural do Grammy Latino. “Ao mesmo tempo em que agradecemos a Laura Pausini por seu apoio inabalável e sua generosidade. Juntos, continuamos a promover nossa missão de aumentar o acesso e as oportunidades para a próxima geração de criadores de música latina em todo o mundo”, complementou Egusquiza.