Connect with us

Digite aqui o que você está procurando!

MUNDO VINIL

Maria Bethânia relança o álbum ‘Mel’ em vinil creme opaco

Disco foi lançado na sequência do sucesso ‘Álibi’ e foi um dos grandes sucessos da artista

maria bethania 1 umg philips jpg

Após o estrondoso sucesso de Álibi, a cantora Maria Bethânia apostou novamente em um repertório romântico, porém mais sensual, obtendo outro êxito artístico e comercial, como o que aconteceu com o álbum Mel, lançado originalmente em 1979 pela gravadora Philips e agora reeditado em vinil creme opaco pela Universal Music através da Umusic Store pelo valor de R$ 269,90.

Conquistas femininas anunciavam a nova década e Bethânia marcou aquele momento expressando uma sexualidade sem pudores em faixas como Da cor da brasileira, Amando sobre os jornais e Cheiro de amor – esta última, um jingle de motel transformado em canção a pedido da cantora.

Maria Bethânia relança o álbum 'Mel' em vinil creme opaco

Foto: Divulgação

Da luminosa e sensual faixa-título, escrita por Caetano Veloso e Waly Salomão, veio o apelido “abelha rainha”. Não por acaso, a palavra mel reaparece em Lábios de mel, sucesso de Ângela Maria nos anos 1950, e no bolero Grito de alerta, o grande hit do disco. Um dos compositores preferidos da cantora, Gonzaguinha ainda assina Infinito Desejo, que narra a “luta de corpos suados, ardentes e apaixonados”.

Embora fale sobre o término de um relacionamento heterossexual, Ela e eu ganhou novos sentidos na voz de Bethânia e, posteriormente, de Marina Lima e de Simone.

Um fim de caso amoroso também é o mote de Loucura, momento mais dramático do álbum, contraponto das delicadas Nenhum verão e Gota de Sangue, da novata Angela Ro Ro. Retratando um instante de rara beleza, Queda d’água arremata o álbum.

Maria Bethânia relança o álbum 'Mel' em vinil creme opaco

Foto: Universal Music / Philips

Mel, um dos mais populares discos de Maria Bethânia, ganha esta nova edição em vinil pela Universal Music, 45 anos após seu lançamento.

No Brasil, discos de vinil crescem 136% em volume de vendas

No ano passado, as vendas de discos de vinil no Brasil superaram as de CD’s e DVD’s, representando um nicho crescente dentro do mercado de mídias físicas.

Os “bolachões” registraram um expressivo aumento de 136%, gerando um faturamento de R$ 11 milhões. Apesar disso, a participação dos vinis ainda é pequena em comparação ao domínio do streaming, que representa 87,1% do faturamento total da indústria fonográfica brasileira.

Embora os discos de vinil estejam em ascensão, o streaming continua sendo a principal fonte de receita no mercado musical.

Confira o conteúdo completo de Mel, o álbum que Maria Bethânia lançou em 1979 e que agora ganha uma reedição em vinil creme opaco:

Lado A

1. Mel
2. Ela E Eu
3. Cheiro De Amor
4. Da Cor Brasileira
5. Loucura
6. Gota De Sangue

Lado B

1. Grito De Alerta
2. Lábios De Mel
3. Amando Sobre Os Jornais
4. Nenhum Verão
5. Infinito Desejo
6. Queda D’Água

Matéria escrita por

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Já realizou reportagens musicais na Record TV para o Domingo Espetacular e Jornal da Record. Foi vencedor do Prêmio TopBlog em 2010 e membro do Grammy Latino.

Leia também

ENTRETENIMENTO

"Acabei com a confiança da pessoa que eu mais amo. Eu tô de verdade sem chão", disse o atleta

ENTRETENIMENTO

No vídeo postado nas redes sociais, a artista contou que o atleta mantinha conversas com outra mulher

REGGAE

Com Ali Campbell, grupo britânico se apresenta no país entre os meses de outubro e novembro

ENTRETENIMENTO

Autor alegou que foi induzido ao erro e culpa emissora e apresentadores por ter que pagar juros do financiamento de carro