MC Hariel se posicionou contra as queimadas que acontecem no Brasil durante sua participação no Rock in Rio, no último domingo, 15.
Com uma placa que exibia a mensagem “parem as queimadas”, o cantor fez uma adaptação do refrão da música “Oh! Chuva”, do Falamansa. Em vez de cantar a versão original, MC Hariel entoou: “O Globo/ Eu peço que venha me filmar/ Avisa pros políticos em Brasília/ Que o bicho vai pegar.” A intervenção foi amplamente divulgada, já que o show do cantor estava sendo transmitido pelo Canal Bis, do Grupo Globo.
O Rock in Rio, ganhou um tom político no Dia do Rock, destacando a crescente preocupação com as queimadas no Brasil. Em um contexto de intensos incêndios, o festival se tornou um palco para manifestações contra os focos de incêndio que devastam o país.
Além das críticas de MC Hariel diretas às queimadas, o festival também homenageou a vereadora Marielle Franco (1979-2018), assassinada por milicianos, conforme investigações da Polícia Federal. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil enfrenta 6.251 focos de incêndio ativos. Em resposta à crise, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino determinou que o governo federal aloque recursos para que a Polícia Federal investigue possíveis crimes ambientais associados às queimadas.
Veja o momento em que o cantor fez o protesto:
Ver essa foto no Instagram
Planet Hemp se juntou a MC Hariel e também protestou
Durante o show do Planet Hemp no Palco Sunset, o vocalista BNegão (Bernardo Negron) usou seu tempo de palco para criticar os incêndios criminosos e direcionar suas críticas ao agronegócio. Com uma performance fervorosa, BNegão destacou a responsabilidade dos setores envolvidos na crise ambiental. Veja:
Ver essa foto no Instagram
Fernanda Frühauf – Supervisionada por Marcelo de Assis