Miley Cyrus respondeu formalmente às acusações de plágio feitas por Bruno Mars e seus representantes, que alegam que o hit “Flowers” teria copiado elementos da música “When I Was Your Man”. Por meio de sua equipe jurídica, Cyrus solicitou o arquivamento do processo, argumentando que a acusação carece de base legal.
De acordo com a defesa da cantora, a ação foi movida apenas por um dos coautores da música de Mars, sem a participação dos demais criadores ou detentores dos direitos autorais. “O autor afirma de forma inequívoca que obteve seus direitos reivindicados no copyright de ‘When I Was Your Man’ de apenas um dos quatro coautores dessa composição musical. Isso é um erro fatal e incurável na reclamação do autor”, declarou a equipe de Miley no pedido de arquivamento.
Os advogados de Cyrus reforçaram que, na ausência de consentimento de todos os coproprietários, a ação judicial é inválida: “Sem o consentimento dos outros proprietários, uma concessão de direitos de apenas um co-proprietário não confere legitimidade para essa reivindicação”.
Miley Cyrus: Bruno Mars alega má-fé
Em contrapartida, a equipe de Bruno Mars afirmou que a estratégia de defesa de Miley se baseia em tecnicalidades sem mérito substancial. “Eles estão tentando fazer argumentos técnicos falsos porque não têm uma defesa substancial real para o caso”, disseram os representantes do cantor.
A equipe de Mars sustenta que o processo tem base sólida e que ele detém os direitos autorais necessários para prosseguir com a acusação. “Não somos um cessionário; somos os proprietários dos direitos autorais. A lei é clara que temos o direito de fazer valer nosso interesse”, pontuaram os advogados do artista.
A polêmica ganhou ainda mais repercussão devido à presença recente de Bruno Mars no Brasil, onde realizou uma série de shows e foi amplamente celebrado pelo público. A disputa entre os dois artistas promete se estender, enquanto fãs acompanham de perto o desenrolar do caso nos tribunais.
Embora Miley tenha recebido apoio de muitos admiradores, o caso reacendeu debates sobre originalidade e direitos autorais na indústria musical. Até o momento, ambas as partes demonstram determinação em manter suas posições, e o veredito permanece incerto.
Djenifer Henz – Supervisionada por Marcelo de Assis