Estamos nas redes sociais

Digite aqui o que você está procurando!

MERCADO

Música auxilia hospitais nos EUA a superarem a pandemia do coronavírus

Chris Cornell: assista ao lyric video de "Watching The Wheels" de John Lennon 
Foto: Reprodução | Instagram | @chriscornellofficial

Não é de hoje que a música é um grande antídoto contra as adversidades que a vida sempre nos impõe. A célebre frase de Friedrich Wilhelm Nietzche (1844-1900), que tinha como filosofia central a “afirmação da vida”, nos parece emergencial nos tempos de hoje: “Sem a música, a vida seria um erro”.

O que seria a ausência da música em tempos de pandemia?

Reprodução | Instagram | @bobdylan

Foto: Deezer

Ao ler um interessante artigo da Reuters norte-americana, onde a música tem sido uma auxiliar nesses tempos sombrios de um inimigo invisível que nos acerca e nos fere, ainda que se ausente alguma vacina, onde muitos especialistas estão neste momento estão se desdobrando e se unindo para encontrá-la, esta arte tem encontrado um local cativo, um hospital em Nova York, para auxiliar as pessoas em tratamento.

A trilha sonora escolhida vai da esperançosa mensagem em Here Comes the Sun dos Beatles ao tema do filme Rocky. Sim, essas músicas foram selecionadas para estimular enfermeiros, médicos e equipes – a linha de frente que não pode parar.

Ainda em Nova York, uma equipe do hospital Mount Sinai, tem ouvido diariamente o single Call On Me da cantora australiana Starley. Para se ter uma ideia, quando um paciente se recupera do covid-19, entra a música – e o aplauso da equipe presente.

Em tempo: a letra da canção cai muito bem quando “você sabe que pode me chamar quando não conseguir impedir as lágrimas de caírem”.

A música vai cumprindo seu papel de nos trazer alento, força e superação. O seu papel mais conhecido é de atrair pessoas por suas afinidades culturais e estamos sabendo, neste momento, que ela tem sido vital para que busquemos inspiração para o futuro, ainda que ele se mostre incerto.

Eu mesmo tenho escutado minhas playlists para buscar inspiração: obras de Jam Hammer, Jean-Michel Jarre, Frank Zappa, Paul McCartney, Alan Parsons, são algumas que me auxiliam.

E se faz necessário parafrasear Guilherme Arantes, que já dizia em uma de suas obras-primas de que “amanhã, mais nenhum mistério, acima do ilusório, o Astro Rei vai brilhar”…

Amanhã!

Matéria escrita por

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Já realizou reportagens musicais na Record TV para o Domingo Espetacular e Jornal da Record. Foi vencedor do Prêmio TopBlog em 2010 e membro do Grammy Latino.

Leia também

SERTANEJO & FORRÓ

Cantora rompeu a parceria com a irmã em 2022

SERTANEJO & FORRÓ

Informação foi compartilhada por Poliana Rocha, esposa do cantor

HIP-HOP & TRAP

Especialistas alertam sobre os riscos que o rapper enfrenta ao depor no caso

POP

A música também passou dez semanas na parada oficial de singles do Reino Unido