Nesta quinta-feira (28), o grupo NewJeans rescindiu unilateralmente seu contrato exclusivo com a Ador, uma subsidiária da Hybe. Elas também anunciaram planos de preparar uma nova jornada fora da empresa, durante uma coletiva de imprensa realizada em Seul.
“Nosso contrato será rescindido a partir da meia-noite, hoje. Foi a ADOR e Hybe que violaram o contrato, então estamos encerrando“, disse Minji.
“Além disso, nós nunca quebramos nosso contrato exclusivo e sempre fizemos nosso melhor. Não há motivo para pagar nenhuma multa. Foi a Ador e a Hybe que violaram o contrato, a responsabilidade está com eles,” acrescentou.
Hanni elaborou sua decisão, citando a falta de vontade e a capacidade da Ador de cumprir seu dever fundamental de proteger o grupo.
“Ficar aqui parece uma perda de tempo e uma fonte de angústia mental contínua. Mais importante, não há nada para ganharmos profissionalmente, e é por isso que para todas as cinco não há razão para permanecer”, disse Hanni.
Segundo o Korea Herald, Hyein sugeriu possíveis desafios em relação ao uso contínuo do nome de seu grupo, NewJeans, mas expressou sua determinação de lutar por seus direitos de marca registrada.
“A essência dos NewJeans sempre estará conosco, e não daremos o nome facilmente. Representa tudo desde o início de nossa jornada até onde estamos agora ”, disse Hyein.
O grupo também assegurou aos fãs e parceiros de negócios que eles honrariam a agenda planejada e compromissos de propaganda.
“Queremos dizer aos anunciantes que eles não precisam se preocupar. Estamos comprometidas em assegurar que nossa rescisão de contrato com a Ador não afete negativamente os outros contratos”, disse Danielle.
Vale destacar que elas também expressaram o desejo de colaborar com o ex-CEO Min Hee-Jin no futuro.
“Nós não falamos com Min sobre o fim do contrato com a Ador, mas certamente gostaríamos de trabalhar com ela novamente se for possível“, revelou Minji.
Vale lembrar que a rescisão ocorre apenas oito dias depois que Min Hee-Jin renunciou a sua posição como diretora interna da agência. Voltar Min como CEO, posição que ela foi removida em agosto, foi de um pedido do grupo. As NewJeans alertaram que o não cumprimento do pedido constituiria em violação de seu contrato, levando ao seu término.
No último dia 13 de novembro, o grupo enviou um documento para a Ador, citando “grandes violações do contrato” e que exigiam ações corretivas dentro de 14 dias. Suas demandas incluíam restabelecer o Min Hee-jin como CEO, emitindo um pedido formal de desculpas do gerente da Illit sobre o suposto assédio no local de trabalho contra Hanni e buscando ações legais para identificar o autor de um documento interno que relatou novamente. O Illit é um grupo da Belift Lab, uma subsidiária Hybe e empresa irmã da Ador.
No entanto, a Ador não atendeu às demandas do grupo.
NewJeans ultrapassa 200 milhões de streams no Spotify com ‘Cool With You’
O grupo NewJeans adicionou Cool With You à lista de suas músicas tocadas mais de 200 milhões de vezes no Spotify, segundo a agência Ador.
Vale destacar que o single atingiu o marco na quarta-feira (6), de acordo com os dados da plataforma, e se tornou a décima música do NewJeans a fazê-lo.
Vale lembrar que Cool With You é um dos três singles do segundo EP do grupo, Get Up, junto com Super Shy e ETA, que saiu em julho do ano passado. Todas as três músicas entraram no Hot 100 da Billboard, enquanto o álbum fez uma estreia no topo das paradas na Billboard 200. O grupo é o único artista de K-pop além do BTS a ter três músicas no Hot 100 ao mesmo tempo.