Connect with us

Hi, what are you looking for?

MERCADO

Festivais Oktoberfest no sul do país fecham acordo para pagamento de direitos autorais

Eventos realizados este mês em cidades do RS e SC fizeram licenciamento musical

Festivais Oktoberfest no sul do país fecham acordo para pagamento de direitos autorais
Foto: Creative Commons

O Oktoberfest é um dos eventos mais tradicionais na agenda cultural do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Ao longo do mês de outubro, cinco cidades do sul do país realizam o festival que tem foco na cultura alemã: Blumenau (SC), Igrejinha (RS), Santa Cruz do Sul (RS) Santa Rosa (RS) e Cerro Largo (RS).

Nesta semana, os cinco municípios deram demonstrações de respeito à classe artística musical ao fecharem acordo com o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) para pagar os direitos autorais para tocar música publicamente nos dias dos eventos ligados a Oktoberfest e, desta forma, remunerar compositores e artistas.

“O Oktoberfest é um símbolo da cultura e da tradição da região Sul e atrai turistas de todo o país e do exterior. Acredito que é fundamental garantir a arrecadação de direitos autorais durante a Oktoberfest, pois o evento valoriza autores e artistas que executam músicas específicas, enriquecendo essa celebração cultural tão significativa para os municípios e que tanto homenageia a cultura alemã”, disse Augusto Freitas, gerente do Ecad responsável pelo atendimento em todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Oktoberfest: selo de reconhecimento

Os eventos da Oktoberfest realizados em Igrejinha e Santa Cruz do Sul receberão o Selo de Reconhecimento do Ecad, que é concedido a eventos, empresas e pessoas que respeitam e valorizam o trabalho artístico, mantendo regulares seus pagamentos à classe artística musical por meio da instituição, sem pendência jurídica.

Como os demais eventos ainda têm ações judiciais em andamento, não serão contemplados com a certificação.

A Lei dos Direitos Autorais (9.610/98) determina que é obrigatório o licenciamento musical por meio do pagamento dos direitos autorais para usar músicas publicamente, como é o caso de eventos da iniciativa pública ou privada. Segundo a legislação, o pagamento pela utilização musical deve ser efetuado por organizadores e promotores de eventos como qualquer outro serviço como montagem de palco, iluminação e outros.

Além da obrigatoriedade do pagamento dos direitos autorais, os organizadores de eventos com os da Oktoberfest também têm a responsabilidade de informar ao Ecad o repertório tocado e enviar os roteiros musicais. É desta forma que a instituição faz a identificação das músicas tocadas e a posterior distribuição dos valores arrecadados aos artistas.

Dos valores arrecadados pelo Ecad, 85% são repassados aos compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos. Os 15% restantes são direcionados à gestão coletiva (sendo que 9% para o Ecad e 6% para as associações de música para as suas atividades operacionais em todo o Brasil).

Written By

Leia também

POP

Religioso foi destituído do cargo

POP

O álbum 'Happy' de Jin estreia na quarta posição da parada

POP

As apresentações acontecerão em abril do próximo ano, no Rio e em São Paulo

POP

V, integrante do BTS, está prestes a lançar mais um single mesmo enquanto cumpre seu serviço militar obrigatório. “Winter Ahead”, uma colaboração com o...