O Pink Floyd dá sequência à celebração do 50º aniversário do clássico álbum The Dark Side Of The Moon lançando um novo filme de 30 minutos que documenta o recente eclipse na Austrália.
Intitulado Eclipse, o lançamento exclusivo no YouTube segue um grupo de sortudos fãs do Pink Floyd que voaram para a Austrália Ocidental para ouvir The Dark Side Of The Moon enquanto testemunhavam um fenômeno raro e extraordinário de eclipse solar total. De acordo com a Sony Music, o documentário será lançado exclusivamente no canal do YouTube da banda como parte das Sextas do Floyd em 13 de outubro.
Em 20 de abril de 2023, a sombra da lua tocou a ponta da Austrália Ocidental, enquanto viajava sobre uma das áreas mais belas do mundo – o parque marinho Ningaloo em Exmouth, listado como Patrimônio Mundial da UNESCO. Sob a supervisão de Aubrey ‘Po’ Powell, longo consultor criativo do grupo e co-fundador da Hipgnosis, o Pink Floyd deu a oito fãs australianos (chamados de The Astronome Domine Eight) a oportunidade exclusiva de visitar este local cênico especial na região para ouvir o álbum na íntegra.
A épica e arrebatadora última música do álbum, Eclipse (com os versos finais But the sun is eclipsed by the moon…), foi cronometrada para coincidir com o momento exato do eclipse total.
O documentário, criado por Powell e sua equipe, o diretor Benny Trickett e a produtora Fiz Oliver, segue The Astronome Domine Eight enquanto ouviam com fones de ouvido ao lado de uma pirâmide especialmente construída em uma praia deserta. Ele traça a jornada deles desde a inscrição para a viagem até seus sentimentos emocionais depois. Moradores da região e milhares de outras pessoas que também fizeram a viagem histórica a Exmouth para fazer parte da experiência também foram entrevistados como parte do documentário.
Este ano marcante também testemunhará outro grande eclipse neste sábado (14) nas Américas, e o Pink Floyd está promovendo uma campanha nas redes sociais da banda encorajando os fãs locais a tocar The Dark Side Of The Moon durante o eclipse e a enviar vídeos e fotos de suas experiências usando #pfeclipse.
Os melhores destes serão repostados nas redes sociais do Pink Floyd.
Confira o documentário: