Ringo Starr, eterno baterista dos Beatles, lançou na última sexta-feira (15) o single Thankful nas plataformas digitais de streaming. A música, que também é uma parceria com Alisson Krauss (cantora do country-bluegrass), é mais um passo na trajetória do músico dentro do gênero country.
Mundialmente conhecido pelo skiffle e rock n’ roll que marcou a Beatlemania, Starr também foi influenciado por artistas do jazz, como Yusef Lateef, e do próprio country, como Gene Autry (um dos primeiros ídolos do artista). Anteriormente neste ano, ele havia anunciado o lançamento de seu novo álbum de estúdio, Look Up, para 10 de janeiro de 2025.
Look Up é o primeiro projeto de Ringo Starr desde o Live at the Greek Theater 2019, lançado em 2022. O último disco do cantor gravado em estúdio, What’s My Name, foi divulgado em 2019 nas plataformas musicais. Além de Alisson Krauss, é confirmada a participação de Billy Strings, Molly Tuttle, Larkin Poe, e Lucius.
Ringo Starr e sua paixão pelo country
Não é novidade a paixão de Ringo pelo gênero que ainda domina muitas paradas nos Estados Unidos, um amor que começou ainda jovem, com seu ídolo Gene Autry (também conhecido como o Cowboy Cantador). Hank Williams, e Buck Owens também foram citados pelo artista como referências no gênero.
Para tanto, Ringo Starr quase decidiu se mudar de Londres para o Texas quando adolescente, como afirmou em entrevista ao veículo Today: “Todas as músicas que eu amava vinham da América. Com … 18, 19 anos, tentei imigrar para lá por causa do Lightnin’ Hopkins, um cantor de blues. Eu queria ir para o Texas porque era de lá que ele vinha.”
Look Up, então, não é o primeiro trabalho de Ringo Starr no country. Há cerca de 54 anos, em 1970, o músico lançou o disco Beaucoups Of Blues, uma coletânea de 14 canções diretamente do estilo de Nashville, acontecimento que não se repetiu por mais de meio século. Até aí, Ringo voltou para suas raízes do blues e outros gêneros do rock até conhecer o produtor musical T Bone Burnett em 2022.
“Quando pedi ao T Bone que escrevesse uma música para mim, nem pensei, na época, que seria uma música country – mas, claro, foi, e ficou tão linda. Naquele momento, eu estava fazendo EPs e pensei em fazer um EP country – mas, quando ele me trouxe nove músicas, soube que tínhamos que fazer um álbum! E fico tão feliz por termos feito”, contou Starr ao veículo NME.
Look Up é previsto para janeiro de 2025
Apesar do disco chegar em 2025, já é possível ter uma prévia do que prepara o country Ringo Starr com as faixas Faithful e Time On My Hands, que já estão nas plataformas de música. O álbum também está disponível para pre-save com a tracklist já divulgada, que você pode conferir abaixo:
1. ‘Breathless’ (featuring Billy Strings)
2. ‘Look Up’ (featuring Molly Tuttle)
3. ‘Time On My Hands’
4. ‘Never Let Me Go’ (featuring Billy Strings)
5. ‘I Live For Your Love’ (featuring Molly Tuttle)
6. ‘Come Back’ (featuring Lucius)
7. ‘Can You Hear Me Call’ (featuring Molly Tuttle)
8. ‘Rosetta’ (featuring Billy Strings and Larkin Poe)
9. ‘You Want Some’
10. ‘String Theory’ (featuring Molly Tuttle)
11. ‘Thankful’ (featuring Alison Krauss)