A série sobre Chitãozinho e Xororó, estrelada pelos irmãos Rodrigo e Felipe Simas, a série As Aventuras de José & Durval, uma produção original da Globoplay, estreará na Rede Globo no dia 22 de outubro. A versão que será exibida na TV aberta, a dupla sertaneja abre cada episódio apresentando, com exclusividade, o que acontecerá e, ao final, voltam ao mesmo cenário para cantar uma música de seu novo álbum.
Ao longo de oito episódios, a produção mergulha na vida e na obra Chitãozinho & Xororó desde a infância, quando a música já era presente em suas rotinas, até a consagração nos palcos.
No elenco, além dos irmãos Simas, que dão vida aos artistas na fase adulta, nomes como Andréia Horta, Marco Ricca, Màrjorie Gêrardi, Larissa Ferrara, Augusto Madeira, Thiago Brianti, Pedro Tirolli e Pedro Lucas – os dois últimos, atores mirins que interpretam Chitãozinho e Xororó na infância.
José e Durval vieram ao mundo com o dom de cantar e com a missão de mudar o rumo da família Lima. Com início em 1968, a trama retrata o cotidiano dos protagonistas ainda crianças, no interior do Paraná, e percorre a vida da dupla durante as décadas de 1970, 1980 e 1990, mostrando o convívio familiar, a paixão pela música, as descobertas ao embarcarem em turnês e as dificuldades enfrentadas até se transformarem em Chitãozinho e Xororó, uma dupla sertaneja de sucesso.
Chitãozinho e Xororó: os três primeiros episódios
Nos três primeiros episódios, período em que a série relembra a infância dos músicos, os atores mirins são os responsáveis por viverem os protagonistas e esbanjam talento não somente na atuação como também na cantoria. Pedro Tirolli dá vida a José/Chitãozinho, e Pedro Lucas interpreta Durval/Xororó.
A partir do quarto episódio, previsto para ir ao ar em 31 de outubro, tem início a fase adulta da dupla na série, protagonizados por Rodrigo Simas, o José/Chitãozinho da ficção, e Felipe Simas, que faz Durval/Xororó.
“Assim como a maioria das pessoas, nós conhecíamos os artistas, mas desconhecíamos suas respectivas histórias e personalidades. Agora todos vão conhecer realmente quem são José e Durval”, analisa Felipe.
Segundo Rodrigo, a realidade e a ficção se uniram para compor a trama: “O fato de sermos irmãos na vida real representa muita coisa. Para mim e para o Felipe é uma oportunidade significativa em nossa trajetória profissional. Tudo que nós dois vivemos, desde pequenos, não deixa de ter nos ajudado neste trabalho”, completa.
José e Durval da vida real, Chitãozinho & Xororó também ficaram empolgados em ver suas trajetórias transformadas em série e contam o que o público pode esperar: “Há muitos anos os fãs pedem para assistir a nossa história em um longa, mas ficamos pensando como contar mais de 50 anos de carreira sem perder tantos detalhes importantes”.
“Na série dá para contar com mais detalhes os momentos especiais que vivemos”, comenta Xororó/Durval. Para Chitãozinho/José, “é até difícil explicar a emoção, a mágica que é ver a sua história sendo contada. É um privilégio de poucos, uma experiência muito especial”, reflete o artista.