Há 100 anos, no dia 7 de setembro de 1922, ocorreu a primeira transmissão radiofônica oficial do Brasil. Em meio às comemorações do centenário da independência do país, foi montada uma “exposição internacional”, com pavilhões de vários países, e no dos Estados Unidos foi transmitido por alto-falantes um discurso meio difuso do então presidente Epitácio Pessoa (1865-1942), que poucos entenderam devido ao burburinho do evento, e fora dali, o mesmo também foi ouvido precariamente nas cidades de Niterói e Petrópolis, no estado do Rio, e na cidade de São Paulo.
O que se deu a partir daí foi um desenvolvimento gradual de nosso primeiro grande veículo de comunicação de massa. É justamente esta efeméride que o marketing estratégico da gravadora Sony Music Brasil homenageia agora na serie Vozes do Rádio.
Dando prosseguimento ao projeto de digitalização de seu catálogo, incluindo a restauração de tapes analógicos e projetos gráficos originais, lança, nas cinco sextas-feiras do mês de setembro – dias 2, 9, 16, 23 e 30 –, 100 produtos de alguns artistas imortais de nosso cancioneiro, que entraram para a história como “cantores do rádio”, em todas as plataformas digitais de streaming (Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon Music e Resso, YouTube).
São eles (pela ordem de chegada no veículo): Vicente Celestino, Silvio Caldas, Cyro Monteiro, Carmen Costa, Emilinha Borba, Jorge Veiga, Ivon Curi, Nora Ney, Marinês e sua Gente e de duas cantoras que, felizmente, ainda estão entre nós para receber em vida a homenagem, Ellen de Lima e Lana Bittencourt.
Confira: