“Subway of Your Mind”, música de uma desconhecida banda de new wave alemã dos anos 1980, chamada “Flex”, acaba de ser descoberta como solução da “música mais misteriosa da Internet”.
A história por trás deste mistério começa em algum momento em 1984, quando o jovem alemão Darius S. estava escutando o programa Musik für junge Leute (Musica para pessoas jovens”) na estação de rádio NDR 1. Darius tinha o costume de gravar as músicas que ele mais gostava em fitas cassetes durante a exibição do programa, e dessa vez ele também havia gravado algumas.
Os conteúdos dessa fita incluíam novas músicas e do The Cure e de XTC, além de algumas músicas que o jovem simplesmente não sabia a origem. Anos se passaram e a irmã de Daryus, Lydia, começou a pesquisar sobre uma das faixas da playlist. Tinha algo estranho sobre essa música, todas as outras faixas eram músicas conhecidas e fáceis de serem achadas na internet, mas essa, que agora conhecemos como “Subway of your mind”, parecia simplesmente não existir.
O ano era 2007, e fóruns e blogs de música estavam no seu auge. Lydia, na época, tinha acabado de descobrir a existência desses tipos de site, e decidiu que seria uma boa ideia procurar por ajuda neles. Assinando com os pseudônimos “bluuue” e “Anton Riedel”, a alemã postou a primeira cópia da “Subway of Your Mind” na internet, um pequeno clipe de um minuto e 14 segundos.
Imediatamente o clipe começou a ser espalhado pela internet, sendo até republicado no youtube em 2011, conseguindo mais de dez mil visualizações na época, porém, por mais de dez anos, nenhum indivíduo conseguiu identificar a quem pertencia aquela música.
Foi então que, em 2019, um estudante paulista reacendeu o interesse pela busca. Gabriel da Silva Vieira na época tinha apenas 16 anos, gostava de new wave, e escutava bandas Sisters of Mercy e Fields of the Nephilim. Foi então que o brasileiro ouviu “Subway of Your Mind” pela primeira vez através do canal do youtube da Dead Wax, uma gravadora indie que postou o trecho de Lydia.
A Rolling Stones, Gabriel contou como foi escutar a música pela primeira vez: “Eu gostei muito da música, então comecei a pesquisar intensivamente até achar algo relevante sobre”. Vieira então reportou a música em seu próprio canal e começou a perguntar sobre a faixa em diferentes comunidades do fórum Reddit. Eventualmente, Gabriel abriu sua própria comunidade dedicada à busca da música, o r/The Mysterious Song.
Desde então, os esforços pela busca cresceram exponencialmente. Hoje, a comunidade tem mais de 60 mil membros. Nesses últimos 5 anos, o grupo de investigadores amadores não mediu esforços para concluir a sua caçada, realizando uma gama de feitos impressionantes.
Uma das primeiras grandes pistas achadas pela comunidade foi através de Paul Baskerville, o DJ responsável pelo show de onde a faixa havia sido gravada a mais de 30 anos. Quando contatado por Gabriel sobre o assunto, Paul ficou surpreendido, ele não reconhecia a música. Mesmo assim, o DJ, que ainda trabalha na estação NDR, ajudou nos esforços da música ao oferecer um catálogo com todas as músicas tocadas por ele durante o período que o show permaneceu no ar.
Apesar de demorar anos para ser analisada e catalogada por completo, “Subway of Your Mind” não estava na lista, Darius estava errado sobre a origem da gravação. Parecia que a busca finalmente tinha entrado em um beco sem saída, nenhuma pista dava resultados, informações falsas começaram a se propagar. Foi então que um usuário da comunidade descobriu sobre o festival Horfëst, uma competição feita pela NDR para bandas amadoras. Mais uma vez o grupo se reuniu e voltaram a busca. Esse foi mais um esforço que demorou para ser realizado, porém, diferente dos outros, dessa vez o resultado foi absoluto.
No dia 4 de novembro deste mês, o usuário Marijn1412 anunciou aquilo que alguns pensaram impossível, ele havia encontrado a música. O usuário explicou que, enquanto ele estava pesquisando sobre bandas que haviam tocado no festival de Horfëst de 1984, ele havia encontrado uma matéria sobre uma banda chamada Flex. A matéria descrevia o som da banda como sendo rock, influenciado por new wave e pop.
Essa descrição chamou a atenção de Marijn, que então entrou em contato com um dos membros da banda e pediu por algum material antigo que ele ainda tivesse. O músico então mandou três músicas diferentes, e lá estava ela, “Subway of Your Mind”, a música mais misteriosa da internet.
Marijn não anunciou sua descoberta ao público logo de cara, o músico da Flex pediu que ele esperasse enquanto consultava os seus colegas de banda. durante esse meio tempo, a música foi registrada a GEMA (Organização de Direitos Performáticos Alemã), o que acabou fazendo com que algumas pessoas descobrissem a música. Foi então que a banda deu a autorização para Marijn compartilhar “Subway of Your Mind” para o mundo.
Depois do anúncio, Michael Hädrich, tecladista da FEX, e o membro contactado por Marijn, deu uma entrevista para o portal de notícias alemão Tz. Nela, o músico providenciou mais provas para a confirmação que a música realmente era o objeto de busca, e comentou sobre como foi descobrir a fama dela. “Todos nós ficamos completamente surpreendidos e emocionados pelos comentários e pelas contribuições”.
Hädrich ainda relembra as origens de “Subway of Your Mind”, Ture Rückwart, cantor e guitarrista da Fex, como o idealizador da música. “Essa música definitivamente era um destaque no nosso repertório”, disse Hädrich, “Ela tem uma claridade mística… mas a introdução com a guitarra e o ritmo dinâmico da música era divertido de tocar”.
Agora, Hädrich diz que está viajando para Kiel para se reunir com o resto da banda e planejar o que fazer com essa nova atenção. “Estou ansioso com a ideia de regravar “Subway of Your Mind” e uma segunda música. Eu vou convidar a banda para o meu estúdio, em Munique, e também vamos produzir um videoclipe”.
Porque Subway of Your Mind gerou tanto interesse
Em um primeiro momento, talvez a ideia de ficar tão animado e realizar tamanhos esforços apenas por uma música não faça sentido. Com certeza não fez para o DJ Paul Baskerville que comentou: “Eu não quero soar como um traidor à causa, mas não entendo a empolgação por trás disso. Se a música fosse algo revolucionário, eu até entenderia, mas eu não acho ela particularmente interessante”.
O que Baskerville não entende é que “Subway of Your Mind” faz parte do fenômeno de lostmedias. Na era da informação, onde tudo que quisermos saber está a uma pesquisa de distância, a ideia de algo não estar disponível na internet é certamente atrativa. Esse é o conceito de lostmedia, pedaços de informação perdidos no tempo.
“Subway of Your Mind” não foi a única lostmedia encontrada este ano. Mais cedo esse ano, outra música considerada perdida, “Everyone Knows That”, foi encontrada após ter sido popularizada pelo TikTok.