Robert Smith, vocalista do The Cure, arrecadou cerca de 27,500 libras (equivalente a cerca de R$ 200 mil) em artes inspiradas no disco Songs of a Lost World, mais novo trabalho do grupo. O valor foi inteiramente coletado para o projeto Heart Research UK, um instituto de pesquisa que se dedica à prevenção, cura e tratamento de doenças do coração.
No total, o artista leiloou para o projeto anônimo heART cinco obras produzidas pelo próprio, inspiradas nas seguintes faixas do novo disco do The Cure: Drone:Nodrone, Warsong e A Fragile Thing. A peça com maior preço foi inspirada em I Can Never Say Goodbye, comprada por £15,500 (cerca de R$ 110 mil).
The Cure: “A arte pode realmente fazer a diferença”
Robert Smith, em nota à imprensa, contou que a ação deu oportunidade de expressar em pinturas as emoções que ele sentiu ao compor o disco: “Ao longo dos anos, infelizmente, vi muitos amigos e familiares serem vítimas de doenças cardíacas. Reunindo a criatividade de tantos indivíduos talentosos, o projeto é uma oportunidade maravilhosa de compartilhar essa arte e apoiar uma grande causa. O projeto prova que a arte pode realmente fazer a diferença – para artistas, colecionadores e para o futuro da saúde do coração.”
Além de Smith, diversos artistas (como Julian Opie, que desenhou capas para o Blur, e a banda Twilight Sad) participaram do projeto heART, que tem a política de vender anonimamente as peças, apenas revelando os autores após finalizadas as ações. Anteriormente, em outubro, o vocalista do The Cure já havia leiloado, diretamente para fãs, quatro obras inspiradas plenamente em músicas do grupo, incluindo a adorada Plainsong.
Songs of a Lost World
As canções de um mundo perdido de The Cure retornaram após 16 anos sem lançamentos inéditos (desde 4:13 Dream, de 2008). O álbum, que chegou às plataformas em 1° de novembro, mostra o grupo em uma odisséia pelo que vai se perder enquanto procurar fazer as pazes com estas coisas abstratas. O amor, o tempo, os contrastes de claro e escuro, continuam presentes nas letras e instrumentais das oito faixas do disco.
Em entrevista ao jornal Independent, Smith contou: “Eu imaginava que, com este álbum, tudo seria implacavelmente melancólico, mas algumas pessoas em quem confio ouviram e disseram: ‘É demais, você não pode esperar que as pessoas ouçam tanta desgraça e tristeza.’ [Reduzir o álbum de 13 faixas para oito e substituir algumas das músicas mais sombrias fez dele] um disco muito melhor … porque agora tem um equilíbrio entre luz e sombra.”
Tracklist de Songs of a Lost World:
- Alone
- And Nothing Is Forever
- A Fragile Thing
- Warsong
- Drone:Nodrone
- I Can Never Say Goodbye
- All I Ever Am
- Endsong