Connect with us

Digite o que você está procurando

REGGAE

Tribo de Jah celebra 40 anos de carreira com turnê nacional

Com quatro décadas de carreira, a banda pioneira do reggae já levou seu som para mais de 40 países

Tribo de Jah celebra 40 anos de carreira com turnê nacional
Foto: Divulgação

No próximo sábado (12), a Tribo de Jah inicia a turnê de 40 anos da banda por Natal, no Rio Grande do Norte. Com quatro décadas de carreira, a banda pioneira do reggae nacional já levou seu som para mais de 40 países, sendo a única a se apresentar no maior festival de reggae da Jamaica, o Sunsplash. E segue na estrada para celebrar e cantar sucessos como “Uma Onda que Passou”, “Regueiros Guerreiros”, “Morena Raiz” e “Bora Chamegar”.

“A Tribo de Jah é reconhecida por seu protagonismo, sendo a primeira a introduzir o reggae da babilônia, o reggae de Jah, traduzindo essa temática para o português, que até então não existia no Brasil. O que é roots, o que é regueiro? Tudo isso foi a Tribo que introduziu no linguajar brasileiro”, explica Fauzi Beydoun, idealizador e vocalista da Tribo de Jah.

A turnê 40 anos contará com a formação da banda original. Além de Aquiles Rabelo (baixista), Netto Enes (guitarrista) e João Rodrigues (baterista), o tecladista Francisco Guilherme (Frazão) está de volta. Os shows já confirmados passam por cidades brasileiras do Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Maranhão.

Sobre os 40 anos de banda, Fauzi Beydoun afirma ter sido uma trajetória de muita luta e resiliência, sem o apoio da grande mídia, enfrentando todo tipo de adversidades. “A banda tem mensagens edificantes, construtivas, a banda não fala nada depreciativo. Então, eu acho que a banda deveria ter um reconhecimento maior. Nunca conseguimos nos valer das leis de incentivo à cultura a nível federal. Então, assim sempre foi uma batalha de muita resistência, de luta pela sobrevivência”, afirma o idealizador e vocalista da Tribo de Jah, Fauzi Beydoun.

Mesmo diante de tantos desafios, a Tribo de Jah está num bom momento, por conta do reconhecimento por seu pioneirismo e protagonismo, inspirando outras tantas bandas no Brasil. “A Tribo acabou despertando o interesse pelo reggae em escala nacional. A banda protagonizou em muitos momentos essa cena remanescente em São Paulo, em Brasília, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina. Sempre foi a banda Tribo de Jah a acender essa centelha, fazer com que o reggae explodisse em tantas regiões do país, e com isso, há um mercado do reggae a nível nacional“,  conclui Fauzi.

Tribo de Jah lança versão especial em vinil do clássico “Regueiros Guerreiros”

Para marcar as quatro décadas de história da icônica banda Tribo de Jah, o álbum clássico Regueiros Guerreiros ganha uma versão especial em vinil, onde será lançado pela Brisa Discos, com o apoio das lojas maranhenses 33 RPM e Planta & Vinil.

Essa edição promete encantar tanto os seguidores mais fiéis da banda, quanto uma nova geração de ouvintes que desejam mergulhar na essência do reggae.

Tribo de Jah surgiu na década de 1980, na Escola de Cegos do Maranhão, em São Luís, quando quatro talentosos músicos cegos uniram forças com Fauzi Beydoun, cantor, compositor e grande entusiasta do reggae.

Inspirados pela rica cena cultural da capital maranhense, amplamente conhecida como a Jamaica Brasileira, a banda criou uma sonoridade única, marcada por letras de resistência, espiritualidade e ritmos vibrantes.

Ao longo dos anos, a banda se tornou um dos principais expoentes do reggae no Brasil, conquistando não apenas o público nacional, mas também palcos internacionais. Com apresentações em grandes festivais pelo mundo, a banda consolidou sua relevância como um símbolo de união, e resistência.

Essa reedição de luxo não é apenas uma celebração nostálgica, mas também uma oportunidade para revisitar e valorizar a importância cultural do álbum, que marcou gerações. O álbum Regueiros Guerreiros é junção da união e da representatividade da banda.

Matéria escrita por

É jornalista pós graduada em Jornalismo Cultural. Teve passagens pelos sites O Fuxico e Famosidades. Em 2010 criou o site Latinidade, dedicado a música latina. É fotógrafa especializada em shows e eventos. Ja foi membro do Grammy Latino.

Leia também

HIP-HOP & TRAP

A faixa sampleia um clássico de Petty and the Heartbreakers, 'Mary Jane's Last Dance'

HIP-HOP & TRAP

O primeiro álbum Jackboys foi lançado em dezembro de 2019 e liderou a parada Billboard 200

HIP-HOP & TRAP

A faixa está disponível para pre save nas plataformas digitais

ENTRETENIMENTO

Plataforma celebra duas décadas de atividade nesta quarta-feira (23)