No próximo sábado (12), a Tribo de Jah inicia a turnê de 40 anos da banda por Natal, no Rio Grande do Norte. Com quatro décadas de carreira, a banda pioneira do reggae nacional já levou seu som para mais de 40 países, sendo a única a se apresentar no maior festival de reggae da Jamaica, o Sunsplash. E segue na estrada para celebrar e cantar sucessos como “Uma Onda que Passou”, “Regueiros Guerreiros”, “Morena Raiz” e “Bora Chamegar”.
“A Tribo de Jah é reconhecida por seu protagonismo, sendo a primeira a introduzir o reggae da babilônia, o reggae de Jah, traduzindo essa temática para o português, que até então não existia no Brasil. O que é roots, o que é regueiro? Tudo isso foi a Tribo que introduziu no linguajar brasileiro”, explica Fauzi Beydoun, idealizador e vocalista da Tribo de Jah.
A turnê 40 anos contará com a formação da banda original. Além de Aquiles Rabelo (baixista), Netto Enes (guitarrista) e João Rodrigues (baterista), o tecladista Francisco Guilherme (Frazão) está de volta. Os shows já confirmados passam por cidades brasileiras do Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Maranhão.
Sobre os 40 anos de banda, Fauzi Beydoun afirma ter sido uma trajetória de muita luta e resiliência, sem o apoio da grande mídia, enfrentando todo tipo de adversidades. “A banda tem mensagens edificantes, construtivas, a banda não fala nada depreciativo. Então, eu acho que a banda deveria ter um reconhecimento maior. Nunca conseguimos nos valer das leis de incentivo à cultura a nível federal. Então, assim sempre foi uma batalha de muita resistência, de luta pela sobrevivência”, afirma o idealizador e vocalista da Tribo de Jah, Fauzi Beydoun.
Mesmo diante de tantos desafios, a Tribo de Jah está num bom momento, por conta do reconhecimento por seu pioneirismo e protagonismo, inspirando outras tantas bandas no Brasil. “A Tribo acabou despertando o interesse pelo reggae em escala nacional. A banda protagonizou em muitos momentos essa cena remanescente em São Paulo, em Brasília, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina. Sempre foi a banda Tribo de Jah a acender essa centelha, fazer com que o reggae explodisse em tantas regiões do país, e com isso, há um mercado do reggae a nível nacional“, conclui Fauzi.
Tribo de Jah lança versão especial em vinil do clássico “Regueiros Guerreiros”
Para marcar as quatro décadas de história da icônica banda Tribo de Jah, o álbum clássico Regueiros Guerreiros ganha uma versão especial em vinil, onde será lançado pela Brisa Discos, com o apoio das lojas maranhenses 33 RPM e Planta & Vinil.
Essa edição promete encantar tanto os seguidores mais fiéis da banda, quanto uma nova geração de ouvintes que desejam mergulhar na essência do reggae.
A Tribo de Jah surgiu na década de 1980, na Escola de Cegos do Maranhão, em São Luís, quando quatro talentosos músicos cegos uniram forças com Fauzi Beydoun, cantor, compositor e grande entusiasta do reggae.
Inspirados pela rica cena cultural da capital maranhense, amplamente conhecida como a Jamaica Brasileira, a banda criou uma sonoridade única, marcada por letras de resistência, espiritualidade e ritmos vibrantes.
Ao longo dos anos, a banda se tornou um dos principais expoentes do reggae no Brasil, conquistando não apenas o público nacional, mas também palcos internacionais. Com apresentações em grandes festivais pelo mundo, a banda consolidou sua relevância como um símbolo de união, e resistência.
Essa reedição de luxo não é apenas uma celebração nostálgica, mas também uma oportunidade para revisitar e valorizar a importância cultural do álbum, que marcou gerações. O álbum Regueiros Guerreiros é junção da união e da representatividade da banda.
