O famoso personagem que cria planos mirabolantes e troca o R pelo L cresceu, ainda vestindo verde e cheio de autoconfiança. Já o maior craque de futebol do Bairro do Limoeiro, que tinha pavor de água, entendeu que precisava tomar banhos ao longo da vida, mas não perdeu a paixão pela bola no pé.
Para mostrar as mudanças e linda história de amizade desses personagens tão marcantes na memória nacional, que atravessam gerações, os atores Daniel Dantas e Paulo Betti protagonizam a nova série Turma da Mônica – Origens, da plataforma de streaming Globoplay integrando o quinteto principal adulto ao lado de Louise Cardoso (Mônica), Duh Moraes (Milena) e Malu Valle (Magali).
Com estreia marcada para esta quinta-feira (24), a trama de oito episódios da Turma da Mônica levará ao público uma história nunca contada, mostrando como os cinco protagonistas viraram amigos.
Ao viver o Sr. Cascão, Paulo Betti gravou uma cena em que joga futebol com Mônica (Louise Cardoso) para tentar ajudá-la a recuperar sua memória, após uma luneta cair em sua cabeça e ela não conseguir reconhecer os amigos de longa data.
“Eu acho que é bonita a ideia da união, da amizade, e acho que isso é um dos trunfos dessa série: o respeito à memória. Eles estão preocupados em estar juntos, em lembrar das coisas que viveram em conjunto,” comenta Betti sobre a Turma da Mônica.
Daniel Dantas, que faz o Sr. Cebolinha na Turma da Mônica, também reflete sobre a essência do personagem e as transformações com o passar do tempo: “Claro que a gente tem uma amostra pequena, mas eu fico imaginando que eles conseguem permanecer infantis, no bom sentido da palavra. Eles conseguem manter aquela capacidade de se admirar com as coisas. É engraçado, eu imagino que ele [Cebolinha] não perdeu isso”, afirma Dantas.
Turma da Mônica: entre o passado e o presente
Em dois tempos paralelos, passeando entre passado e presente, a série mostra como a origem da Turma da Mônica ocorre em um improvável momento. Piscina, recreação e muita atividade ao ar livre para as crianças; sossego e relaxamento para as mamães e os papais. É o que as famílias de Mônica (Giovanna Urbano), Magali (Manu Colombo), Cebolinha (Felipe Rosa) e Cascão (Bernardo Faria) desejam ao chegar no Limoeiro Palace Hotel.
As expectativas para a semana de férias são altas e tudo indica que a Turma da Mônica vai se dar bem. Até que uma tempestade inesperada frustra todos os planos, fazendo com que os hóspedes fiquem presos no hotel. Para amenizar a situação, uma gincana promete animar a criançada, valendo um final de semana de sol na Suíte Presidencial.
Cebolinha (Felipe Rosa), que se sente desestabilizado com a ideia da chegada da irmã mais nova e a perda do posto de filho único, quer ganhar a competição para ter toda atenção voltada só para ele e provar, de algum modo, seu valor.
“O Cebolinha é um personagem muito inteligente. Ele sempre tem os planos dele. No começo ele é bem interesseiro com o Cascão e com a Mônica. No futebol de sabão, ele fica triste porque o Cascão não participa, com medo da água, mas na verdade ele só estava interessado em ficar no mesmo time que o Cascão, porque ele era muito habilidoso”, comenta Felipe Rosa, que interpreta o personagem na fase infantil.
Cascão (Bernardo Faria) sabe evitar situações molhadas e até finge que é cheirosinho, mas algumas provas da gincana parecem testá-lo em seu ponto fraco. Suas fugas sem explicação decepcionam as outras crianças, que gostariam de ter Cascão em seus times.
Ele, diferente de Cebolinha, quer ganhar a competição para ficar na Suíte Presidencial e ter todos as crianças a sua volta, longe da piscina. Será que ele vai conseguir se abrir sobre seu grande medo para iniciar novas amizades?
“É espetacular saber que eu pude interpretar o Cascão. Eu espero que todo mundo goste”, declara Bernado Faria sobre seu primeiro grande trabalho.
A série tem produção da Biônica Filmes em coprodução com a Mauricio de Sousa Produções. Foi criada por Marina Maria Iório e Daniel Rezende, que também assina a supervisão artística, com direção-geral de Isabel Valiante.