Tyler, the Creator acaba de lançar seu novo albúm de estúdio, “Chromakopia”. O álbum foi lançado na manhã desta Segunda-Feira (28), sendo uma grande aposta na mudança do estilo de lançamento da indústria, que está acostumada a receber novos álbuns na madrugada das Sextas-Feiras.
O lançamento vem após uma série de anúncios e teasers lançados através do Instagram do cantor. Na Quinta-Feita retrasada (16), ele postou um teaser para uma nova produção até então desconhecida, intitulada “St. Chroma”. No dia seguinte veio o anúncio de seu novo projeto, “Chromakopia”.
Desde então, durante a última semana, o artista lançou anúncios quase diariamente. Primeiro anunciando o lançamento de um de seus singles, intitulado “Noid”, e então a pré-venda do disco de vinil do álbum e a turnê que o acompanhará.
Na noite antes do lançamento do álbum, Tyler realizou uma festa de lançamento onde seus fãs puderam ouvir-lo pela primeira vez. A festa foi realizada no palco da arena Intui Dome, em Los Angeles, onde o cantor passou uma hora dançando no palco para uma plateia de 17 mil pessoas.
Esse é o primeiro álbum de Tyler em três anos, uma quebra de paradigmas para o artista, que estava habituado a uma rotina de lançamento bianual. Para o público, Tyler brincou sobre o lançamento em uma manhã de Segunda. “Não percam o sono de vocês tentado ficar acordados até mais tarde, vão dormir”, mas então continuou dizendo que “Estou muito ansioso para que vocês escutem o álbum pela segunda vez, na segunda vez é quando vocês vão saber se o albúm é a pior coisa do planeta ou se vocês gostam dele.”.
Após a finalização do álbum, o cantor explicou sobre as fontes de inspiração para o álbum, os conselhos que sua mãe o dava quando criança, e que só estão fazendo sentido agora em sua vida adulta. “Agora que eu tenho 33 anos, eu vejo aquilo tudo e falo ‘caralho era disso que ela tava falando”.
Tyler também comentou sobre como a vida adulta ao seu redor afetou a produção do álbum, “A eu não sou mais o mesmo cara que eu era quando eu tinha 20 anos. Caralho, as pessoas estão ficando velhas, a galera tá tendo filhos e criando famílias. E tudo que eu tenho é uma ferrari nova, e isso é estranho pra mim. Eu to com cabelos brancos no peito. A vida é a vida. E eu quero só escrever sobre as coisas que eu penso quando eu to na minha”.
Chromakopia explora um lado novo de Tyler, the Creator
Nesta nova era, marcada pela imagem militarista de seu uniforme, e a máscara que esconde seu rosto, Tyler procura discutir com seus ouvintes sobre temas que o mesmo não havia antes explorado, como a conformação em se tornar um adulto e seu medo de se tornar um pai. Até mesmo em momentos onde o cantor explora temas antigos, como o amor, ele faz de uma maneira mais madura, mostrando a sua evolução como artista.
Sonoramente, o álbum incorpora novidades para o repertório do rapper, sendo de certa forma mais pesado do que produções passadas. Apesar disso, ele ainda possui marcas familiares ao cantor, como seu ritmo rápido e eletrizante recheado com algumas linhas humorísticas.
Apesar de não citar nenhum feat em sua listagem oficial, múltiplas fontes confirmaram a presença de artistas de peso no álbum, como Childish Gambino, Lil Wayne, Teezo Touchdown, GloRilla, Sexyy Red, ScHoolboy Q e Doechii.
Com sua imagem militarista e industrial, tons de verde escuro, e sonoridade pesada, muitos ainda se perguntam o que exatamente é Chromakopia. A verdade é que o seu sentido está aberto a interpretação, em suas redes sociais, Tyler pediu para que seus fãs ouvissem o álbum inteiro sem interrupções, e sem que deixassem a internet moldar suas opiniões.